Avaliação

Novo desenho garante melhorias à Plataforma Sucupira da Capes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 08/05/2017 18:58

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta segunda-feira, 8, o novo desenho da Plataforma Sucupira, ferramenta que coleta informações e funciona como base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). A melhoria foi concebida para facilitar o acesso a cada um dos processos de responsabilidade da Diretoria de Avaliação da Capes, como a recomendação de cursos; o módulo de envio de dados Coleta Capes; e o sistema Qualis, de avaliação de periódicos.

 

Além disso, está no ar o hotsite da avaliação quadrienal do Sistema Nacional de Pós-Graduação, um ambiente para divulgação de informações referentes ao processo avaliativo de 2017, que começa em 3 de julho. O espaço também serve de canal de contato com os consultores envolvidos no processo.

 

A avaliação é orientada pela Capes e realizada com a participação da comunidade acadêmico-científica, por meio de consultores voltados especificamente para esse trabalho. O objetivo é assegurar a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado no país.

 

Plataforma

O nome da Plataforma Sucupira é uma homenagem ao professor Newton Sucupira, autor do Parecer nº 977 de 1965. O documento conceituou, formatou e institucionalizou a pós-graduação brasileira nos moldes dos dias de hoje. Newton Lins Buarque Sucupira nasceu em Alagoas em 9 de maio de 1920 e faleceu no Rio de Janeiro em 26 de agosto de 2007. O acadêmico tinha formação em história e filosofia da educação e foi referência na educação brasileira.

 

O Parecer Sucupira tem sete tópicos referentes à pós-graduação: origem, necessidade, conceito, definição e caracterização, exemplo dos Estados Unidos, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1961, e Estatuto do Magistério.

 

 

Acesse a Plataforma Sucupira e o hotsite da avaliação quadrienal.

 

 

 

Portal MEC