SIGA O
Correio Braziliense

Comissão da Educação vai debater Congresso Internacional de Matemáticos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 22/05/2017 19:19

A Comissão de Educação promove na quinta-feira (25) audiência pública para debater o Biênio da Matemática 2017/2018 Gomes de Sousa. O debate contará com a presença do diretor-geral do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), professor Marcelo Viana, além de representantes dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações.

 

A reunião será realizada às 9h30, no plenário 10.

 

O deputado Alex Canziani (PTB-PR), que solicitou a audiência, assinalou que o Brasil é considerado atualmente um centro de excelência na pesquisa matemática mundial, tendo sido escolhido para sediar os mais importantes eventos relacionados a esta ciência: a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, sigla em inglês) neste ano de 2017 e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) em 2018. “A matemática é uma disciplina fundamental na formação de nossos jovens e na sua inserção social. A promoção de eventos desta natureza em nosso país é essencial para o processo de ensino-aprendizagem da matemática e para melhorar a motivação, o interesse e o desempenho de todos os atores sociais envolvidos com o seu desenvolvimento e estudo – gestores públicos e privados, professores e estudantes.

 

Olimpíada
A IMO é a mais importante competição internacional de matemática, sendo realizada anualmente desde 1959 com a participação de dezenas de países de todo o mundo, representados por equipes de até seis estudantes do ensino médio com menos de 20 anos e que não estejam cursando qualquer universidade. Desde 1979, ano em que os brasileiros participaram pela primeira vez da olimpíada, conquistamos 110 medalhas, sendo nove de ouro, 33 de prata e 68 de bronze, o que torna o Brasil o país latino-americano com o melhor retrospecto na história da competição.

 

O ICM é o evento mais importante da Matemática, sendo realizado a cada quatro anos em um país diferente. Em 2018 será realizado no Rio de Janeiro e será a primeira vez na história que acontecerá no Hemisfério Sul.

 

Em 2014, durante a 27ª edição do ICM realizada em Seul, na Coreia do Sul, o pesquisador brasileiro Artur Ávila, de 35 anos, foi agraciado com a “Medalha Fields”, prêmio concedido pela União Internacional de Matemáticos (IMU), tornando-se o primeiro latino-americano a ser agraciado com a honraria, máximo reconhecimento que é outorgado aos pesquisadores no campo da matemática e considerada como o “Prêmio Nobel da Matemática”.

 

Eventos programados
Várias atividades já estão programadas no biênio:
2017
• Abril a novembro - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas, em 5.380 municípios (24 milhões de participantes do Ensino Fundamental, Médio e Universitário de todo o Brasil);
• 12 a 23 de julho de 2017 - 58ª Olimpíada Internacional de Matemática, no Rio de Janeiro (1.300 alunos do Ensino Médio de 120 países)
• Outubro – III Simpósio Nacional de Formação de Professores de Matemática (4 mil professores de todo o Brasil);
• Outubro – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (20 mil participantes em todos os estados)

2018
• Abril a novembro - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas, em 5.380 municípios (24 milhões de participantes do Ensino Fundamental, Médio e Universitário de todo o Brasil);
• 27 a 30 de abril de 2017 - Festival da Matemática;
• 31 de julho de 2018 - Assembleia Geral Deliberativa da União Internacional de Matemáticos, em São Paulo:
• 31 de julho de 2018 – Encontro Mundial de Mulheres Matemáticas, no Riocentro (RJ);
• 1 a 9 de agosto de 2018 – Congresso Mundial de Matemáticos, no Riocentro (RJ)

 

 

 

Agência Câmara