Meio ambiente

Instituto Federal de Brasília realiza jornada agroecológica

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 30/05/2017 20:11

A partir da próxima quinta-feira, 1º, estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB) vão ministrar oficinas sobre conscientização e preservação do meio ambiente durante a 1ª Jornada Agroecológica de São Sebastião, Região Administrativa do Distrito Federal em que se situa um dos campi do IFB. Com atividades gratuitas e abertas à comunidade, o evento vai até sábado, 3. A jornada oferecerá mesas-redondas, oficinas, palestras, encontro de produtores e exposição de produtos orgânicos.

 

O evento faz parte das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Estudo Agroecológico do IFB no campus São Sebastião. Laura Brant, coordenadora do núcleo, explica que o trabalho tem foco também no desenvolvimento de projetos para preservação ambiental, intervenções em espaços urbanos, plantio de agroflorestas e cultivo de hortas em escolas. “Temos um projeto de hortas inclusivas para pessoas com deficiência e temos apoiado o trabalho de manejo de hortas dentro da unidade de internação de São Sebastião dos adolescentes infratores”, conta.

 

Segundo a coordenadora, para a realização dos trabalhos, o núcleo conta com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF), de coletivos e de comunidades. “A jornada está sendo feita em parceria, inclusive com projetos de empoderamento de mulheres carentes. Temos trabalhado, também, a questão da educação ambiental.”

 

Os projetos do núcleo envolvem todos os estudantes – do ensino médio integrado e da educação superior. Aluna de São Sebastião cursando o quinto semestre de letras no IFB, Áquila Borges é uma das participantes do evento. A estudante conta que a jornada agroecólogica estimula e orienta a população sobre os cuidados com o local onde vive e permite que os moradores compreendam desafios e possíveis potenciais da região. “Em São Sebastião, temos um problema sério que são as ocupações em áreas irregulares. As pessoas também jogam lixo nas nascentes, acabando com elas. Eu vejo isso [a jornada] como de extrema importância para conscientização, já que os alunos são da comunidade e levam essa conscientização para família”, salienta Áquila.

 

Quem quiser participar da 1ª Jornada Agroecológica de São Sebastião do IFB pode acessar a página eletrônica do evento para fazer a inscrição.

 

Mais informações também estão disponíveis no portal do Instituto Federal de Brasília.

 

 

 

 

 

 

Portal MEC