SIGA O
Correio Braziliense

Matemática

Maior competição estudantil do país tem início na terça-feira, 6

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 05/06/2017 19:07

Começa nesta terça-feira, 6, a 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que conta com apoio financeiro do MEC. Para a primeira fase, está sendo aguardada a participação 18,2 milhões de alunos brasileiros, inclusive da iniciativa privada, a grande novidade de 2017. 

 

A Obmep é a maior competição estudantil do país e, nesta edição, bateu o recorde no número de instituições de ensino inscritas. Segundo dados do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), organizador da olimpíada são 53.230 espalhadas pela quase totalidade (99,6%) dos municípios brasileiros. 

 

Na primeira etapa, as provas serão aplicadas e corrigidas pelas próprias escolas, seguindo as instruções e os gabaritos elaborados pelo Impa. Cada teste terá 20 questões de múltipla escolha, que deverão ser respondidas em duas horas e 30 minutos, com graus de dificuldade diferenciados para o fundamental (do sexto ao nono ano) e para o nível médio. Os estudantes classificados passarão à segunda fase, discursiva, marcada para 16 de setembro. 

 

Os prêmios para alunos de instituições públicas consistem em 500 medalhas de ouro, 1,5 mil de prata, 4,5 mil de bronze e até 46,2 mil menções honrosas, além de kits didáticos e a possibilidade de participar, como bolsista, do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC) em universidades. Para as instituições particulares, serão 25 medalhas de ouro, 75 de prata, 225 de bronze e até 5,7 mil menções honrosas. 

 

Desempenho

A Obmep tem por objetivo contribuir para o estudo da matemática no Brasil, identificando jovens talentosos e incentivando seu ingresso em carreiras científicas e tecnológicas. O foco é promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

 

De acordo com o Impa, estudos independentes comprovam um efetivo impacto da Obmep no desempenho dos estudantes.

 

Escolas que participam ativamente da competição acadêmica, ainda segundo esses levantamentos, apresentam acentuado progresso na Prova Brasil - uma evolução da ordem de 26 pontos, o que corresponde a um ano e meio de escolaridade extra.

 

Biênio da Matemática

A Obmep deste ano integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática, uma iniciativa criada por lei ordinária no Congresso Nacional com o suporte institucional do MEC, entre outros órgãos federais e entidades não governamentais. O evento leva o nome do maranhense Gomes de Sousa (1829-1864), considerado o primeiro matemático brasileiro, e terá como mascote a Aramat, uma arara azul que, conforme a descrição do Impa, “adora aventurar-se pelo mundo da matemática”. 

 

A programação inclui os dois eventos mais importantes do mundo nessa área – a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2017), que o Brasil sediará, após uma disputa com mais de 140 países; e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018). Tanto a IMO 2017 quanto o ICM 2018 serão realizados no Rio de Janeiro. 

 

Durante esses dois anos de ações e eventos, a matemática, a ciência e a tecnologia estarão em foco. A agenda visa, sobretudo, fazer da matemática um aprendizado prazeroso, oferecendo atividades de ensino, artísticas e até mesmo lúdicas a um público amplo, entre estudantes, professores, pesquisadores e renomados cientistas.