Educação superior

Inaugurado primeiro curso de odontologia do Vale do São Francisco

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 20/07/2017 21:54

O ministro da Educação, Mendonça Filho, esteve em Petrolina, interior de Pernambuco, nesta quinta-feira, 20, para a inauguração da Soberana Faculdade de Saúde de Petrolina, primeira instituição de educação superior do Vale do São Francisco a oferecer o curso de odontologia. “Não estamos falando apenas de mais um curso. Vem para cá um curso ligado à saúde, a odontologia, o que é um marco, gerando emprego e oportunidades de renda”, disse o ministro, durante a cerimônia.

 

Os processos de credenciamento da instituição e o pedido de autorização do curso de odontologia foram protocolados em fevereiro de 2014 junto ao Ministério da Educação. No final de maio de 2017, durante a gestão de Mendonça Filho, as portarias com a autorização foram publicadas no Diário Oficial da União. 

 

As aulas da Soberana Faculdade de Saúde de Petrolina terão início no dia 16 de agosto. A princípio, serão ofertadas 80 vagas no bacharelado em odontologia – no total, a oferta será de 400 vagas durante todo o curso. Ainda no mês de agosto, terá início a construção da clínica odontológica da faculdade, que vai prestar atendimento gratuito à população local a partir de 2019. Estima-se que até 2021 sejam realizados de 14 mil a 16 mil atendimentos por ano.

 

Durante a solenidade, o ministro relembrou o crescimento da região do Vale do São Francisco ao longo dos últimos anos. “Eu pude acompanhar ao longo da minha vida pública o desenvolvimento desta região, a partir de poucas instituições de educação superior e de uma faculdade que era, na verdade, um campus da Universidade Federal de Pernambuco em Petrolina”, disse.

 

Mendonça Filho também mencionou ações importantes que vêm sendo desenvolvidas pelo MEC. “Tivemos a coragem de colocar na agenda temas que eram tabus, como a reforma do ensino médio. O mundo todo evoluiu; os jovens têm a opção de definir seu itinerário formativo e aprofundar o conhecimento nas suas áreas e seus sonhos. Só o Brasil que, nos últimos anos, tratou os jovens como um padrão, sem oferecer protagonismo a eles”, ressaltou. 

 

Estrutura

Inicialmente, a Soberana Faculdade de Saúde de Petrolina oferecerá uma estrutura de 1,8 mil m² de área construída para comportar os quatro primeiros períodos do curso de odontologia. São quatro salas de aula para 50 alunos em cada, além de laboratórios de anatomia, bioquímica, habilidades em odontologia, microbiologia e informática.

 

Nas próximas semanas, a instituição deve protocolar os pedidos de autorização para os cursos de enfermagem e farmácia junto ao Ministério da Educação. Em 2018, devem ser formalizados os pedidos para o curso de fisioterapia. Para atender esse crescimento na oferta de cursos e número de alunos, há um projeto de expansão da unidade, que aumentará as dimensões da instituição para 5 mil m² nos próximos três anos.