Pesquisa

Inep promove treinamento para coordenadores de todos os estados

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 03/08/2017 20:00

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inicia treinamento dos coordenadores estaduais que vão atuar na aplicação da Pesquisa Internacional de Ensino e Aprendizagem (Talis). Os trabalhos, na sede do instituto, serão realizados nesta quinta e na sexta-feira, 3 e 4, para um grupo de oito estados; e segunda e terça-feira, 7 e 8, para as demais 19 unidades da federação. Na ocasião, serão explicados os procedimentos para aplicação da pesquisa internacional que avalia o ambiente de aprendizagem e as condições de trabalho dos profissionais da educação básica.

 

Por meio da interação entre diretores e professores, a pesquisa gera informações sobre a educação nos países participantes e, assim, contribui para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das políticas educacionais. A Talis 2018 será aplicada em mais de 40 países. No Brasil, a pesquisa é responsabilidade do Inep, que aplicará o instrumento em cerca de 400 escolas e oito mil professores e diretores.

 

Talis

A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem, tradução para Teaching and Learning International Survey (Talis), coleta dados comparáveis sobre o âmbito de aprendizagem e as condições de trabalho dos professores nas escolas de diversos países. A comparação de informações atualizadas que levam em conta o ponto de vista dos profissionais atuantes pode ajudar os países na revisão e definição de políticas para o aprimoramento da profissão docente.

 

Pesquisadores e gestores de políticas podem utilizar os dados gerados pela Talis para identificar outros países que enfrentam desafios semelhantes aos seus. Além disso, o contato possibilita o aprendizado de outros tipos de políticas públicas. O Brasil participou da primeira e da segunda rodada da pesquisa, em 2007 e 2013, respectivamente. A edição de 2018 será a terceira.