publicidade

dadsquarisi.df@dabr.com.br

Dicas de português

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 26/08/2013 08:00 / atualizado em 30/08/2013 13:20

Dad Squarisi /Correio Braziliense

Recado
“Sempre que alguém quer esgotar um assunto, esgota a paciência do leitor.”

Oscar Wilde


De sonegômetro, impostômetro, bafômetro & Cia. dedo-duro
Gente viva, olho vivo! Vem aí o sonegômetro. O nome se inspirou em tradicional família conhecida por gregos, romanos, baianos e goianos. Termômetro, taxímetro, hidrômetro são três membros do clã. Eles têm um denominador comum. É -metro. O elemento veio da Grécia. Lá e cá, quer dizer medida. O termômetro mede a temperatura. O taxímetro, o valor da corrida de táxi. O hidrômetro, o consumo de água.

Com o tempo, os descendentes se multiplicaram. A lei seca trouxe à tona o bafômetro. Trata-se do aparelhinho que persegue bebuns que teimam em juntar álcool e volante. A fome insaciável do governo de aumentar impostos levou à criação do impostômetro. Com ele, a sociedade toma conhecimento do montante que desembolsa pra pagar a farra da administração pública. Agora, pintou o sonegômetro. O dedo-duro pega quem? Os sonegadores, claro.


Esta é do Mário de Andrade
“Se escrevo é primeiro porque amo os homens. Tudo vem disso pra mim. Amo e por isso é que sinto esta vontade de escrever, me importo com os casos dos homens, me importo com os problemas e necessidades deles. Depois escrevo por necessidade pessoal. Tenho vontade de escrever e escrevo (isso é pro caso dos versos). Mas mesmo isso psicologicamente pode ser reduzido a fenômeno de amor porque ninguém escreve para si mesmo a não ser um monstro de orgulho. A gente escreve pra ser amado, pra atrair, encantar.”


Dois é demais
O aumento do custo da energia elétrica começa a valer a partir de segunda-feira", informou o telejornal. Ai, que doooooooooooooor! O texto dá duas pancadas. Uma: no bolso. O minguado salário vai emagrecer. A conta da luz abocanhará nada menos de 6,10% do meu, seu, nosso escasso dinheirinho. A outra: na língua. Começar e a partir de não se bicam. Ambos dão o mesmo recado — indicam o início da ação. Melhor economizar. Fique com um ou outro: O aumento do custo da energia elétrica começa a valer na segunda-feira. O aumento do custo da energia elétrica vale a partir de segunda-feira. Simples assim.


Inferno sírio
O horror mora na Síria. Em ataque com arma química, o governo matou 1.300 pessoas. Pegou homens, mulheres e crianças sem defesa. Todos estavam dormindo. A violência trouxe uma palavra às manchetes. É vitima. A caminhada do vocábulo é pra lá de curiosa. Quando nasceu, dava nome a pessoa ou animal imolado em holocausto aos deuses. Depois, ganhou espaço. Passou a significar pessoa morta, ou torturada, ou ferida em acidente, guerra & cia. má. Valha-nos, Deus!


Por falar em vítima…
O que vítima, criança, indivíduo, pessoa, cônjuge e atroz têm em comum? É isto mesmo. Eles jogam no time dos substantivos sobrecomuns. Masculino ou feminino? Só o contexto dirá: Vera é uma criança esperta. Rafa é uma criança esperta. Ela é a pessoa mais amável que conheço. Ele é a pessoa mais amável que conheço. João é um indivíduo nota 10. Maria é um indivíduo nota 10.


Quase igual
Atenção, estudantes e concurseiros. Motorista, intérprete, estudante, fã, turista & gangue. se parecem aos sobrecomuns. Mas sobrecomuns não são. Eles têm uma marca pra indicar o gênero. Artigo, pronome ou adjetivo funcionam como dedos-duros. Denunciam o time da moçada: o estudante, a estudante; o fã, a fã; intérprete atento, intérprete atenta; turista argentino, turista argentina.


Pegadinha de concurso
Monstro e estrela (artista de cinema):
a.    têm formas para o feminino e masculino
b.    são substantivos sobrecomuns
c.    são substantivos comuns de dois
d.    têm classificação diferente


E daí?
Marcou a letra b? Acertou: Fernanda Montenegro é o monstro do teatro brasileiro. Juca de Oliveira também figura entre os monstros dos placos nacionais. Glória Pires é a estrela do filme Flores raras. Leonardo di Caprio é a estrela de novo filme de ação.

 

Tags:

publicidade

publicidade