SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Dicas de português

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 09/09/2015 14:06

Pistas para o Enem (1)
Vai fazer o Enem?Você tem companhia. Mais de 8 milhões de estudantes também vão. Todos têm um objetivo: entrar na
universidade. Mas a fila é grande; as vagas, pra lá de limitadas. Para chegar lá, só há uma entrada. Sair-se melhor que os concorrentes. Há jeitos. O principal é fazer uma redação nota 1.000. A coluna dará pistas que o encaminharão ao objetivo. Vamos a elas.


PISTA 1


Entenda a proposta de redação


“A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta da língua portuguesa sobre o tema xxxx apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.”

 

Vamos por partes


1. O que são textos motivadores?
É ajudinha que a banca oferece aos candidatos. São citações, Mparágrafos, gráficos, charges, quadrinhos que têm duas funções. Uma: avivar a memória da moçada. A outra: mandar pras cucuias a desculpa da falta de assunto. Eles fornecem informações que podem ser organizadas e aproveitadas na redação.


2. Pode-se copiar o texto ou parte do texto motivador?


Nãoooooooo. Xô, cópia! Mas você pode referi-lo na redação. Pode, também, aproveitar a ideia, mas exprimi-la de outro jeito.Lembre-se: a língua é um sistema de possibilidades. Escolha uma
diferente da apresentada.

 

 

3. Quais são os “conhecimentos com base na sua formação”?

Todos. Ao longo da vida, nós conversamos comtanta gente, fizemos tantas viagens curtas ou longas, vimos tantos filmes, lemos tantos livros, tantos jornais, tantas revistas e tantas apostilas, navegamos tanto na internet, jogamos tantos games, assistimos a tantos programas de televisão, ouvimos tantas músicas, aprendemos tantas expressões, estivemos presentesem tantas aulas, respondemos a tantos desafios... Ufa! Temos experiência para dar, vender e emprestar. Todas são bem-vindas na hora de argumentar.


4. Que é “texto dissertativo-argumentativo”?


Trata-se de texto que defendeumponto de vista.Oprimeiro passo é ter o ponto de vista. Se o tema, por exemplo, for a descriminalização da maconha, você precisa tomar posição. Pergunte-se com todas as letras: sou a favor ou contra a legalização da erva? Se sou a favor, tenho de dizer por quê. Se contra, também tenho de justificar.

 

Aí entramos textos motivadores. Eles não respondem à questão, mas dão pistas para a resposta. Entram, também, os conhecimentos acumulados ao longo da vida. Façauma listinha deles. Depois, selecione os mais adequados ao objetivo que você quer alcançar. (Nas próximas colunas, vamos fazer o plano do texto).


5. O que se entende por norma culta da língua portuguesa?


publicidade

publicidade