Cedes participa da Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 30/08/2017 19:23

Pela primeira vez, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) participará da 18ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, maior evento literário do país, que acontece no Riocentro de 31 de agosto a 10 de setembro de 2017. O Cedes terá um espaço reservado no estande da Câmara dos Deputados, no pavilhão verde (O25), onde ficará exposta parte das 21 publicações do Centro.

 

Tratam-se de estudos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica, produzidos com o suporte da Consultoria Legislativa da Câmara, que trazem apensados projetos de lei e indicações para o Poder Executivo. Vários deles serviram de base para a implantação de políticas públicas e programas de governo, como o Criança Feliz, o marco regulatório do pré-sal, a TV digital e o Programa Nacional de Biodiesel.

 

Os livros disponíveis no estande serão vendidos na Bienal a preço de custo de impressão. Já as obras em versão digital, no formato pdf, são gratuitas e podem ser baixadas diretamente do site do Cedes, pelo endereço www.camara.leg.br/cedes.

 

Lançamento
No sábado, dia 2 de setembro, o Cedes fará o lançamento na Bienal do livro “Brasil 2050: Os Desafios de uma Nação que Envelhece”. O trabalho busca antecipar o cenário do País em 2050 e faz uma análise completa dos impactos do envelhecimento populacional, abordando questões como previdência social; mercado de trabalho; sistema de saúde; violência contra o idoso; mobilidade urbana; educação ao longo da vida; direitos e garantias fundamentais das pessoas idosas e cuidados de longa duração.

 

O evento será no Auditório Lapa, também no pavilhão verde, às 12h30, e contará com a presença da relatora do estudo, deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ), que fará uma palestra. Na sequência, a deputada irá autografar os livros no estande da Câmara.

 

Cedes
O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) é um órgão técnico-consultivo vinculado à Presidência da Câmara dos Deputados que desenvolve estudos de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do País.

 

Foi criado em 2013, em continuidade aos trabalhos iniciados pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica. É formado por um colegiado de 11 parlamentares e um presidente, indicados de acordo com a proporcionalidade partidária para mandato de dois anos.

 

Com o apoio de consultores legislativos, os membros do colegiado definem os temas a serem estudados, realizam seminários, reuniões técnicas, workshops e exposições sempre com a presença de autoridades, gestores, acadêmicos e representantes da sociedade civil que tenham afinidade com o estudo em pauta. O propósito é ampliar a discussão e buscar soluções inovadoras para os problemas apontados.