Ensino_EducacaoBasica

Professores analisam proposta, mas sindicato avalia que greve continua

postado em 17/07/2012 17:35
  • Ensino_EducacaoBasica

    Professores analisam proposta, mas sindicato avalia que greve continua

    postado em 17/07/2012 17:35
    A partir do dia (16/7) até sexta-feira (21/7), os professores em greve das universidades federais vão se reunir em assembleia para analisar proposto pelo governo na sexta-feira (13/7). A avaliação do comando de greve, entretanto, é que a proposta do governo e a orientação é que a paralisação seja mantida e ;intensificada;.


    Para a Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes), a proposta apresentada em vez de reestruturar a carreira piorou essa organização. De acordo com o vice-presidente do sindicato, Luiz Henrique Schuch, cálculos feitos pela entidade apontam que no caso de algumas classes o reajuste apresentado pelo governo não representará ganho real.


    ;O governo fez uma maquiagem. Ele comparou números e valores normais em um intervalo de cinco anos. Pegou, por exemplo, um salário de julho de 2012 e projetou o aumento para 2015 como se em cinco anos não houvesse correção inflacionária no meio;, criticou.


    Além dos docentes das universidades federais, também estão em greve os professores dos institutos federais de educação profissional. Em nota, o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) avaliou que a proposta apresentada pelo governo é uma ;farsa; e criticou o fato de que o reajuste proposto não atinge toda a categoria e será pago de forma parcelada até 2015.


    A Andes avalia que o movimento de negociação foi ;recém-iniciado; com a apresentação da proposta e a paralisação deve continuar. Uma nova reunião entre o comando de greve e o governo está marcada para a próxima segunda-feira (23/7), quando serão apresentados ao Ministério do Planejamento o resultado das assembleias.


    ;A orientação do comando nacional de greve é que os comandos locais discutam a proposta, formulem os seus entendimentos e nos mandem o mais tardar até sexta-feira (20/7). O comando nacional trabalha os resultados das assembleias locais para que apresentemos uma posição da nossa base no dia 23;, explicou Neli Edith dos Santos, integrante da Andes.


    [SAIBAMAIS]No Rio de Janeiro, por exemplo, estão em greve a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), além da Escola Técnica Federal Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) e as unidades do Colégio Pedro II.


    Além das assembleias, os professores universitários estariam se mobilizando para fazer um ato em Brasília na próxima quarta-feira (18). Professores do Cefet-RJ e da UFF marcaram reuniões para o dia 17. Na UniRio, UFRRJ e UFRJ, as assembleias serão no dia 19.


    Para a professora da UFRRJ e membro do movimento grevista, Gabriela Garcia, a tendência é pelo repúdio à proposta do governo. ;A nossa greve não é por uma questão puramente salarial. Nós estamos pedindo carreira, e eles não estão discutindo isso, eles estão acenando para a gente com um reajuste parcelado que a longo prazo vai significar redução salarial para gente;, disse a docente.


    Segundo o professor do Cefet-RJ e membro do comando de greve da instituição, Alberto de Lima, os professores devem recusar a proposta do governo e manter a greve, iniciada em 31 de maio.

    Tags

    Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
  • CB Poder
  • Vrum Brasília