Ensino_EducacaoBasica

Planalto encerra negociação

Sindicato que representa professores de seis universidades aceita proposta salarial. Outras entidades resistem

postado em 02/08/2012 10:09
O governo federal vai assinar hoje acordo de reajuste salarial com a Federação de Sindicatos dos Professores de Instituições de Ensino Superior (Proifes), entidade que representa somente seis das 57 universidades federais que estão paralisadas há 78 dias. Com o acerto, que prevê correções entre 25% e 45%, o Executivo deu por encerrada a mesa de negociações com os docentes universitários. No entanto, o fim da greve ainda é incerto. O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), o Sindicato Nacional de Educação Básica, Ciência e Tecnologia (Sinacefe) e a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) mantiveram a rejeição à proposta do Executivo e continuam em greve.

A presidente do Andes-SN, que representa a maioria das instituições, Marinalva Oliveira, afirmou que, no encontro com as entidades, ontem à noite, no Ministério do Planejamento, o governo foi intransigente e manteve, em essência, a desestruturação da carreira docente nas duas propostas apresentadas. ;Não houve avanço. Vamos intensificar a greve e mostrar quem tem força política;, ameaçou. Participaram da reunião o secretário de Relações do Trabalho do ministério, Sérgio Mendonça, e representantes do Ministério da Educação.

Mesmo nas instituições aliadas ao Proifes, o fim do movimento precisa ser referendado pelas bases nas assembleias. A expectativa do governo é de que algumas instituições normalizem as atividades a partir da semana que vem. A Universidade Federal de São Carlos (UFScar) já sinalizou que aceita a proposta e deve encerrar a greve.

Pesquisa


[SAIBAMAIS]De acordo com o presidente do Proifes, Eduardo Rolim, a decisão de aceitar a proposta do governo federal foi baseada no resultado de uma pesquisa on-line com mais de cinco mil docentes de 43 universidades e institutos federais. Segundo ele, individualmente, 74% dos profissionais responderam de maneira favorável ao acordo com o governo.

O resultado contrasta com os números apresentados pelas entidades sindicais. Em 56 das 59 bases das universitárias houve rejeição à propostas do governo. As 34 assembleias do
Sinacefe também se mostraram contrárias. O Planalto, agora, vai formular um projeto de lei de reajuste dos docentes para enviar ao Congresso Nacional até 31 de agosto. De acordo com Executivo, não haverá mais modificações na proposta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação