Ensino_EducacaoBasica

Terminam as eleições para diretores e resultados começam a sair

postado em 23/08/2012 19:16
O resultado oficial das eleições para a escolha dos novos diretores de 631 escolas da rede pública deve ser divulgado nesta sexta-feira (24/8), segundo a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Mas muitas chapas já estão comemorando o resultado.

Cruzeiro
No Centro Educacional 1 do Cruzeiro Novo, a apuração foi tranquila e começou ontem logo após o fim da votação, à meia-noite. Duas chapas disputaram o pleito. A Chapa 1, encabeçada pelas professoras Lúcia Castro e Gilda Lúcia, saiu vitoriosa com 84% (447) dos votos. Lúcia está na direção há sete anos e ficou satisfeita com a vitória. Segundo ela, o resultado revela a aprovação da comunidade pelo trabalho que vem sendo realizado. ;A prioridade agora é implementar a educação integral para o benefício dos alunos, grande parte de baixa renda;, declara a diretora.

Brazlândia
A comuidade escolar do Centro de Ensino Fundamental 3 de Brazlândia teve que optar por aprovar ou não à chapa única que concorreu ao pleito. Integrada por Alessandra Araújo e Renata França obteve 88% (461) de aprovação e garantiu a permanência da dupla na gestão. Alessandra afirma que lutará pela implementação de projetos contra o uso de drogas e a violência, frequente na região. Ela conta que o maior problema enfrentado pela escola é a falta de recursos humanos, o que dificulta a realização de ações.

[SAIBAMAIS]Plano Piloto
Apenas uma chapa foi registrada no Centro de Ensino Médio Paulo Freire e a comunidade escolar também optou pela manutenção da atual gestão. Formada por Mauro Mourão (diretor) e Henrique Fernandes (vice), a chapa recebeu 522 votos favoráveis, representando 90% do total. Mourão está há quatro anos na diretoria e relata que a escola enfrenta muitos problemas de infraestrutura. A cantina está interditada, o que impossibilita a preparação da merenda para os alunos. "O lanche deles é só biscoito", diz o diretor. Ele pretende lutar para que o dinheiro chegue à escola e, assim, construir um ambiente mais adequado para o estudo e o trabalho.

A disputa no Centro Educacional Gisno foi acirrada. A chapa da atual vice-diretora, Fani Abreu, e do professor Isley Batuira ganhou com uma diferença de apenas 10% dos votos. Mas a reclamação é a mesma do Colégio Paulo Freire: infraestrutura. Fani conta que desde a fundação da escola, em 1971, só ocorreu uma reforma nos anos de 1990. ;A escola tem sérios problemas de estrutura e estamos esperando uma reforma há mais de dez anos;, objeta Fani.

O Centro de Ensino Especial 2 teve a participação de duas chapas. A atual gestão também permanece com aprovação de 74,5% (236) do total de votos. Jaqueline Duarte, diretora, comemora o resultado e promete criar mais oficinas para atender aos alunos mais velhos. Ela conta que, atualmente, eles têm um projeto de horta suspensa, inscrito no 2; Circuito de Meio Ambiente do DF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação