Ensino_EducacaoBasica

Participação nas eleições de 2012 poderá ser a maior da história da UnB

postado em 12/09/2012 18:12
Nesta quarta-feira (12/9), último dia de votação do segundo turno da eleição para reitor da Universidade de Brasília (UnB), está menos movimentado do que o primeiro dia. A eleição segue de forma tranquila e será encerrada às 21h.

A atualização da lista de votantes do primeiro para o segundo turno e o aumento de locais de votação ; foi colocada uma urna a mais ; fez com que algumas pessoas não encontrassem seus nomes no momento de depositar o voto, porque alguns foram transferidos de seções.

Segundo a Comissão Organizadora da Consulta (COC), os locais com mais movimento foram o Instituto Central de Ciências Norte (ICC Norte) e a Faculdade de Tecnologia (FT), durante o horário de almoço e depois das aulas da tarde.

Pela manhã, os candidatos à reitoria Ivan Camargo, da chapa 86, e Márcia Abrahão, da chapa 80, visitaram seções eleitorais, acompanharam o movimento das urnas e incentivaram alunos a votar. No primeiro dia, 6.939 pessoas votaram: 1.137 professores, 1.133 técnicos e 4.649 estudantes.

[SAIBAMAIS]Para hoje, são esperados cerca de 5 mil votantes e, no total, 12 mil eleitores devem votar. Caso esse número seja atingido, será considerada a eleição com a maior participação acadêmica da história da UnB. Na última votação para reitor, que ocorreu em 2008, cerca de 9 mil pessoas participaram.

Depois que a votação for encerrada, as 60 urnas serão lacradas e guardadas em uma sala de segurança para que apenas na quinta-feira (13/7) sejam abertas. A apuração dos votos será às 9h no Centro Comunitário da UnB.

Na sexta-feira (14/7), o Conselho Universitário (Consuni) se reunirá para definir a lista tríplice com os nomes dos primeiros colocados da eleição. A lista ainda precisa ser aprovada pela presidente Dilma Rousseff.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação