SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Inscrições do 6º Prêmio Professores do Brasil terminam neste sábado (27)

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 24/10/2012 17:13

MEC/Divulgação
As inscrições para a 6ª edição do Prêmio Professores do Brasil terminam neste sábado (27/10). Professores da educação básica na rede pública de ensino do país podem inscrever iniciativas pedagógicas bem-sucedidas pelo site www.premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br. Só serão aceitos projetos realizados entre o ano de 2011 e 1º de outubro de 2012.

A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) e revelou mais de 2,6 mil projetos nas últimas duas edições. Este ano, o prêmio traz novidades. Foi incluída uma segunda categoria de premiação, que avaliará projetos de educação integral ou integrada, ciências para os anos iniciais, alfabetização nos anos iniciais e educação digital, articulada ao desenvolvimento do currículo. A categoria que de temas livres foi mantida, subdividida nas áreas de educação infantil, anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, e ensino médio.

De acordo com o regulamento, todos os professores selecionados serão convidados a produzir vídeos sobre seus projetos, que serão postados no YouTube e receberão votos dos internautas. A iniciativa favorita do público receberá uma premiação extra.

Avaliação
Todos os trabalhos inscritos serão recebidos pelo Instituto Federal de Pelotas, responsável pela análise dos documentos. O MEC formará uma comissão julgadora nacional para avaliar os trabalhos. Serão levados em consideração critérios como atendimento aos objetivos do Plano de Desenvolvimento da Educação, clareza e objetividade do objetivo exposto e o potencial que o projeto tem de ser aplicado em outras escolas.

Cada categoria contará com até quatro professores premiados em cada uma das subcategorias, sendo um por região do Brasil. Os professores que implantaram os projetos escolhidos vão ganhar R$ 7 mil, além de troféu e certificados expedidos pelas instituições parceiras. As escolas dos docentes premiados receberão uma placa de homenagem ao trabalho.

A solenidade de entrega do prêmio ocorrerá em Brasília no fim do ano, com a presença dos vencedores, que terão todos os custos de viagem pagos pela organização do prêmio. Na ocasião, os educadores participarão também do Seminário Prêmio Professores do Brasil, onde terão a oportunidade de trocar experiências com docentes de diversas regiões do país.

História

O prêmio foi criado em 2005 e, até a segunda edição, contemplava apenas professores da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. A partir da terceira edição foi estendido para todas as etapas da educação básica.

Entenda a premiação:

1ª categoria — Temas livres
Premiará até quatro professores de diferentes regiões do país em cada uma das subcategorias:
- Educação infantil
- Séries/anos iniciais do ensino fundamental
- Séries/anos finais do ensino fundamental
- ensino médio

2ª categoria — Temas específicos

Premiará até quatro professores de diferentes regiões do país em cada uma das subcategorias:
- Educação integral e integrada
- Ciências para os anos iniciais
- Alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental
- Educação digital articulada ao desenvolvimento do currículo
Tags:

publicidade

publicidade