SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Empossado em Brasília o novo reitor da Federal de Uberlândia

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 12/12/2012 15:52 / atualizado em 12/12/2012 16:03

 

O novo reitor, ao ser empossado, falou de suas expectativas: “Queremos uma UFU crítica, democrática, criativa e autônoma, uma universidade inserida no contexto geográfico que a cerca” (foto: João Neto/MEC)Ao empossar o novo reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Elmiro Santos Resende, nesta quarta-feira, 12, o ministro da Educação em exercício, José Henrique Paim Fernandes, destacou que o Ministério da Educação tem o dever apoiar a expansão das universidades, mas que é necessária a melhoria na gestão.

Para Fernandes, a universidade precisa ser cada vez mais inclusiva. “O MEC está fazendo um esforço para consolidar a expansão da rede federal de educação superior e ampliar o acesso e a permanência dos estudantes nas universidades federais”, afirmou. Em 2012, as universidades públicas federais registraram mais de 1 milhão de matrículas.

Com mais de 23 mil estudantes e 1,6 mil professores, a UFU criou, com a expansão da rede, três câmpus nas cidades mineiras de Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.

Para o novo reitor, a universidade deve ser dinâmica e promover um desenvolvimento contínuo para solução das questões da comunidade que a recebe. “Queremos uma UFU crítica, democrática, criativa e autônoma, uma universidade inserida no contexto geográfico que a cerca”, afirmou.

Elmiro Santos Resende é formado em medicina pela própria UFU e tem doutorado em cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professor com dedicação exclusiva, Resende leciona medicina a estudantes de graduação e ciências da saúde aos de pós-graduação.

Outra atividade de Resende é a pesquisa em captação, processamento e transmissão de sinais elétricos celulares aplicados a sistemas de telemedicina. Ele também coordena o serviço de cardiologia do Hospital de Clínicas, do Laboratório de Medicina Experimental e do Centro de Pesquisas Clínicas da UFU. No polo de telessaúde, desenvolve ações de teleconsultoria em atenção básica à saúde para mais de 600 municípios mineiros.

 

 

 

 

Tags:

publicidade

publicidade