SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Cooperação internacional

Professor pode se candidatar a posto de visitante em Harvard

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 23/01/2013 10:25

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação e a Universidade de Harvard abriram processo de seleção para professor visitante na instituição norte-americana. O prazo de inscrições vai até o dia 30 próximo.

O processo de seleção faz parte do programa Cátedra Capes/Universidade de Harvard, criado para aprofundar a cooperação entre pesquisadores e educadores. A cooperação prevê a concessão de bolsa por ano acadêmico em Harvard, com início em agosto próximo. Para concorrer, o candidato deve ter título de doutor; estar vinculado a instituição de pesquisa ou de educação superior; ter reconhecida competência profissional, com produção intelectual consistente, e comprovar fluência em inglês. Pesquisadores de todas as áreas acadêmicas podem tentar a vaga.

O candidato selecionado receberá bolsa, auxílio-deslocamento e acesso a instalações e serviços da universidade norte-americana.

A inscrição deve ser feita na página do programa na internet.

Tecnologia — Em outra parceria, a Capes e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) selecionam bolsistas para o desenvolvimento de pós-graduação, ciência e tecnologia no Rio Grande do Sul. Foram lançados editais para programas de bolsas de desenvolvimento tecnológico e industrial e de pesquisador visitante sênior. As inscrições vão até o dia 28 próximo.

Na área de desenvolvimento tecnológico e industrial, o programa oferece bolsas para formação de recursos humanos em centros multiusuários — usados por pesquisadores de diversas áreas — ou em laboratórios de instituições de educação superior ou de pesquisa sediadas no estado.  Estão previstas até 60 bolsas para candidatos com titulação de doutor, mestre e especialização.

O programa Pesquisador Visitante Sênior pretende fortalecer e consolidar programas reconhecidos pela Capes de instituições de educação superior ou centros de pesquisa públicos e particulares sem fins lucrativos, também com sede no estado. Podem concorrer professores doutores que atuem em programas de pós-graduação com menos de 12 anos de funcionamento. São oferecidas oito bolsas, com valor mensal de R$ 8 mil durante três anos, além de auxílio anual de R$ 60 mil para despesas de custeio e capital.
Tags:

publicidade

publicidade