SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro tem nova reitora

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 28/03/2013 11:04

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, deu posse, nesta quarta-feira, 27, em Brasília, à nova reitora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Ana Maria Dantas Soares. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo máximo da universidade, que tem mais de cem anos, e seu mandato vai até 2017.

Com a expansão e reestruturação da rede federal de educação superior, desde 2006, a UFRRJ, que tem sede na Seropédica, inaugurou outros dois câmpus – Três Rios e Nova Iguaçu. Foram abertos 28 novos cursos de graduação, chegando a 56 o total oferecido pela universidade. Participante do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a Rural do Rio de Janeiro ampliou em mais de 4 mil o número de matrículas no período – eram 7.895 em 2006 e chegou a 11.972 em 2011.

 

O ministro da Educação destacou a importância da expansão da rede federal para o desenvolvimento do país. “Há uma grande demanda por acesso no país, fizemos o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para 4,7 milhões de estudantes, 1,8 milhões eram concluintes do ensino médio”, afirmou Mercadante.

 

Ana Maria Dantas Soares é licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), especialista em planejamento e administração universitária pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutora em ciências sociais, desenvolvimento, agricultura e sociedade pela UFRRJ. A reitora faz parte do corpo permanente dos programas de pós-graduação em educação agrícola e em práticas de desenvolvimento sustentável e exerceu o cargo de vice-reitora da UFRRJ entre 2005 e 2013.

Tags:

publicidade

publicidade