publicidade

Professores da rede pública têm aulas sobre política,democracia e cidadania

O programa Missão Pedagógica no Parlamento recebe neste ano 54 professores dos ensinos fundamental e médio de todo o Brasil.

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 26/08/2013 19:10

Agência Câmara

Começou nesta segunda-feira (26) a terceira edição anual do Missão Pedagógica no Parlamento, um projeto da Câmara dos Deputados que oferece capacitação a professores dos ensinos fundamental e médio de todo o Brasil. Um grupo de 54 docentes vai passar a semana em Brasília tendo aulas e palestras sobre o papel do Legislativo, os valores democráticos, cidadania, além de outros temas que devem aprimorar o trabalho em sala de aula.

A diretora da Coordenação de Educação para a Democracia da Câmara, Hérycka Sereno, explicou que o objetivo do projeto é garantir aos alunos das escolas públicas um conteúdo mais amplo: “A gente espera que esses professores se sensibilizem e possam tratar de temas relativos à democracia à educação política com esses alunos. Que isso vá um pouco além do ato de votar e que sejam tratados valores democráticos, como a convivência coletiva, o bem comum. E que isso se reflita na comunidade”.

O grupo que está em Brasília também deverá ter aulas sobre técnicas didáticas para inserção desses temas nas aulas. Segundo Hérycka, a Câmara está elaborando um banco de projetos que servirá de subsídio para as atividades escolares.

Seleção
Os 54 professores que participam do projeto passaram por um processo seletivo, que incluiu um curso à distância de 30 horas. Dos 216 docentes que participaram do curso, foram escolhidos dois de cada unidade da Federação para participar da capacitação desta semana.

Léticia Maria Pinel foi um dos professores selecionados. Ela dá aulas para alunos do ensino médio em Caratinga, município de Minas Gerais, e planeja usar o conteúdo aprendido esta semana em suas classes de geografia e sociologia. “O aluno que tem contato com esse conteúdo é um cidadão mais ativo, mais participativo, que tem mais interesse pelo bem comum, não só pelo interesse particular”, disse.

Os professores que participam do Missão Pedagógica no Parlamento terão atividades até sexta-feira (30). Os gastos com deslocamento, hospedagem e alimentação dos docentes são custeados pela Câmara.
Tags:

publicidade

publicidade