publicidade

José Pacheco lança livro de crônicas sobre o sistema educacional brasileiro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 09/10/2013 16:24

O educador português José Pacheco vai participar de um bate-papo e sessão de autógrafos para lançar o livro Crônicas Educação, da editora Nossa Cultura. O evento será na próxima terça-feira (15/10), com entrada gratuita na Livraria Saraiva do Morumbi Shopping, em São Paulo, às 19h30. No livro, o autor fala sobre a Escola da Ponte, projeto em que é fundador, e também comenta sobre o sistema educacional atual do Brasil. Os professores Rinaldo Molina (Mackenzie), Fabíola Melo e Fátima de Assis (ambas da PUC-SP) vão compor a mesa de debate.

A obra foi organizada pelo professor Samuel Lago, reunindo 30 escritos do educador, nos quais fala desde sua visão sobre o papel das avaliações escolares até os sete pilares da educação – conhecer, fazer, ser, conviver, aprender a desaprender, aprender a desobedecer e aprender a desaparecer.

Nascido em Portugal, em 10 de maio de 1951, José Pacheco é especialista em música e em leitura e escrita, é mestre em ciências da educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Aos 25 anos iniciou o Projeto da Escola da Ponte, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo inovador, baseado na autonomia dos estudantes em seu país.

Hoje, residindo no Brasil, ele presta orientação técnico-pedagógica para mais de cem escolas. Por meio dessa obra, ele convida políticos, educadores, coordenadores e diretores, a refletirem por que razão os professores das escolas brasileiras não estudam devidamente autores como Brecht. Segundo o autor, “talvez isso os condene a um praticismo inconsequente, que adia a reconfiguração das escolas e compromete o futuro do país.

Pacheco também é autor de mais quatro obras: Quando eu for grande, quero ir à Primavera (2000); Sozinhos na Escola (2003); Caminhos para a Inclusão (2006); e Escola da Ponte (2008).


Ficha Técnica:
Livro: Crônicas Educação
Editora: Nossa Cultura
Organização: Samuel Ramos Lago
Nº de páginas: 72
Preço: R$ 34,90

Tags:

publicidade

publicidade