SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Câmara Legislativa homenageia professores por atitudes inovadoras

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 18/10/2013 19:58 / atualizado em 18/10/2013 20:01

A Câmara Legislativa entregou na tarde de hoje (18/10), em plenário, moções de louvor a 37 professores e escolas do Distrito Federal que se destacaram por práticas transformadoras e inclusivas em educação. A iniciativa foi da deputada Arlete Sampaio (PT), com o objetivo de reconhecer e ajudar a disseminar experiências que, pelo caráter inovador e pelos resultados comprovados no maior aproveitamento dos alunos, merecem ser replicadas em outras escolas do DF e mesmo de outros estados.

Entre os temas contemplados estão inclusão social, estimulação precoce, estímulo à leitura, educação patrimonial, educação ambiental, melhoria do aprendizado e da autoestima dos estudantes e gestão democrática das escolas. A deputada que o atual desafio para a educação no Brasil é melhorar a qualidade do ensino.

Durante a sessão solene, o presidente da Casa, deputado Wasny de Roure (PT), informou que proposta de emenda de sua autoria, a Lei Orgânica (PELO), visa a transferência de 2% da receita corrente líquida do DF para o Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) até 2020. Segundo ele, no governo anterior esse percentual foi reduzido para 0,5%. A proposta deve entrar em votação na próxima semana.

Para 2014, caso a proposta seja aprovada, o valor destinado às pesquisas subirá de R$ 88 milhões para R$ 106 milhões.


Concurso

O diretor do Sindicato dos Professores, professor Gabriel Pereira da Cruz, ressaltou que, apesar da conquista recente do plano de cargos e carreiras para a categoria, o DF ainda se depara com problemas como a persistência de docentes trabalhando em regime horista.

A subsecretária de Educação Básica do GDF, Edileuza Fernandes da Silva, justificou o regime horista pelas "carências temporárias". Mas, segundo ela, o número de concursados tem aumentado. Nos últimos dois anos foram contratados 3.299 professores, e mais 804 docentes entrarão nas escolas quando finalizado o concurso em andamento.
Tags:

publicidade

publicidade