Ensino_EducacaoBasica

Funcionários técnico-administrativos da UFRJ entram em greve

postado em 21/03/2014 14:28
Os funcionários técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) entraram em greve por tempo indeterminado a partir desta ultima quinta-feira (20). Eles aderiram à paralisação iniciada pelos servidores de mais três universidades federais do Rio, iniciada na ultima segunda-feira (17): Universidade Federal Fluminense (UFF), Uni-Rio e Universidade Rural (UFRRJ). Das 59 universidades federais do país, mais de 48 aderiram ao movimento.

De acordo com o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Francisco de Assis, a principal reivindicação da categoria é o cumprimento integral do acordo de greve de 2012, em especial os pontos que tratam de repercussão financeira. ;O governo respondeu a algumas reivindicações, mas não a parte econômica. Foram mais de 30 mesas de negociação e nenhum resultado concreto, oficial, foi dado pelo governo sobre a questão salarial;.

Segundo ele, a categoria tem o menor piso dos servidores públicos do Executivo e a principal luta é o reajuste do salário-base que hoje é R$1.040. A última reunião entre a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativo em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) e o governo ocorreu em janeiro.

Assis disse que outra reivindicação é a revogação da lei que criou a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação, criada para administrar os hospitais universitários e que tem "personalidade jurídica de direito privado. ;Essa empresa vai mudar a relação contratual dos trabalhadores. Deixaremos de ser estatuários para sermos celetistas. Teremos dois regimes diferentes em um mesmo local, com tabelas de salários diferentes e regras diferentes, o que certamente, vai gerar conflitos internos;.

Também faz parte das reivindicações dos grevistas a racionalização dos cargos. ;Com a mudança do mundo de trabalho, entendemos que alguns cargos devem ser extintos e outros criados, além das fusões;, explicou o sindicalista. Outro ponto do acordo de greve, que ainda não foi cumprido pelo governo, segundo Assis, é uma solução para os casos dos aposentados que desceram de nível na progressão salarial com a transposição de uma carreira para outra, em 2005.

A assessoria da UFRJ informou que a universidade não irá se manifestar sobre a paralisação. Disse ainda que todas as atividades do hospital universitário Clementino Fraga Filho serão mantidas, tanto atendimento médico como os serviços administrativos. O pagamento de bolsas de assistência aos estudantes e os biotérios da universidade, que conservam animais para serem utilizados em experimentos científicos, também vão continuar. A assessoria informou que as equipes de segurança dos campi continuarão trabalhando, por ser considerada atividade essencial da universidade, assim como os restaurantes universitários, por serem terceirizados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação