Ensino_EducacaoBasica

Professor Alberto Azevedo morre no interior de São Paulo

Aposentado desde 2003, o docente foi prioneiro no Instituto de Ciências Exatas

postado em 09/07/2014 19:02
Aposentado desde 2003, o docente foi prioneiro no Instituto de Ciências ExatasMorreu, aos 81 anos, em Campinas (SP), o professor do Departamento de Matemática Alberto de Carvalho Peixoto de Azevedo. O anúncio do falecimento foi publicado, na ultima segunda-feira (7), na página da Acadêmia Brasileira de Ciências (ABC). Azevedo lecionou na Universidade de Brasília em dois dois períodos: no fim da década de 60 e entre 1991 e 2003.

Alberto Azevedo nasceu em São Paulo e graduou-se em Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É mestre em Matemática pela Universidade de Harvard e doutor pela Universidade Purdue, ambas dos Estados Unidos. Em 1971, tornou-se membro associado da ABC. O professor também fez parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Além da atuação marcante na Universidade de Brasília, atuou na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- Rio). Foi ainda secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso e Ciência no Distrito Federal.

A atuação do professor Alberto na UnB teve início em 1967 quando veio para trabalhar no Departamento de Matemática. Um ano depois, passou a coordenar a unidade acadêmica. Nesse mesmo ano, Alberto se desligou da UnB para trabalhar na PUC-Rio, permanecendo até 1977. Em 1991, retornou ao Departamento de Matemática da UnB até se aposentar 12 anos depois.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação