Ensino_EducacaoBasica

Comitiva do DF visita instituições de ensino no Rio de Janeiro

Em missão técnica promovida pelo Sinepe/DF, profissionais da área de educação buscaram melhorias para o ensino no DF

postado em 20/08/2014 15:59
Comitiva durante visita ao Colégio Santo Inácio, no Rio de JaneiroUma comitiva de quinze profissionais da área de educação visitou sete instituições de ensino no Rio de Janeiro, entre 11 e 15 de agosto, com o objetivo de buscar melhorias para o ensino privado do Distrito Federal. Entre os visitantes estavam gestores das instituições de ensino, coordenadores pedagógicos e diretores acadêmicos. "A missão técnica foi promovida pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe/DF). A ideia da missão é que, por meio da troca de experiências, possamos conhecer outras propostas pedagógicas e melhorar o ensino em nossa região", explicou Fátima de Mello Franco, presidente do Sinepe/DF.

Para Alessandra Alves, diretora administrativa da Escola Atual, as visitas contruibuem para, além de conhecer a metodologia de ensino, buscar outras propostas pedagógicas aplicadas nas instituições brasileiras. Uma das propostas que observei foi, por exemplo, a forma diferenciada como são conduzidas as reuniões de pais e professores. Em algumas escolas que visitamos as reuniões são individuais, o que é uma forma mais particular de tratar a relação com o aluno", conta. "Em 2015, pretendemos iniciar na nossa escola um sistema de jornada escolar ampliada. No Rio de Janeiro pudemos conversar com diretores de algumas instituições que adotam esse modelo. A partir daí, vamos analisar o que pode ser adaptado e aplicado para a nossa escola", disse a diretora pedagógica do Centro de Criatividade Infanto-Juvenil de Samambaia, Cássia Regina.

As missões promovidas pelo Sinepe foram realizadas duas vezes neste ano: durante o primeiro semestre, o grupo visitou instituições de ensino na China e na Coreia do Sul. Durante a visita ao Rio de Janeiro, os profissionais puderam conhecer as propostas de ensino da Escola SESC de Ensino Médio, em Jacarepaguá; do Colégio Bahiense, na Barra da Tijuca; do Colégio São Bento, no Centro; do Colégio Andrews, em Humaitá; do Colégio Santo Inácio e da Creche Palmo e Meio, em Botafogo; e do Colégio Santa Mônica Centro Educacional, em Bento Ribeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação