Ensino_EducacaoBasica

Reportagens especiais mostram boas iniciativas desenvolvidas por educadores

A série Pedagogia simples vai ao ar entre 22 e 26 de setembro

postado em 18/09/2014 18:22
O Canal Futura exibe, a partir da próxima segunda-feira (22/9), cinco reportagens especiais sobre boas práticas adotadas em sala de aula. Na segunda-feira (29/9), após a exibição dos episódios na tevê, os vídeos também ficam disponíveis . O primeiro exemplo vem do Rio Grande do Sul. Professores mostram que, por meio da interdisciplinaridade, é possível transformar os vários ambientes da escola em espaços de aprendizagem. O segundo deles, que será exibido na terça feira (23/9), demonstra a necessidade do bom relacionamento entre professor e aluno para o aproveitamento do tempo em sala de aula. De acordo com a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem, coordenada pela Orgnização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 20% do tempo das aulas é gasto pedindo disciplina aos estudantes.

Na quarta-feira (24/9), os projetos são de educadores do Rio de Janeiro que também utilizam o que está disponível fora da sala de aula para envolver os alunos. A penúltima produção mostra a iniciativa de uma escola particular de Belo Horizonte onde as disciplinas são agrupadas por áreas de conhecimento e os professores pensam juntos os planos de aulas. Por fim, o último material da série evidencia o trabalho de uma educadora carioca que utiliza jogos no processo de letramento e aproxima a leitura e a escrita ao dia a dia dos alunos. A série foi pensada a partir do ensaio Conhecimento ou práticas pedagógicas - medindo os efeitos da qualidade dos professores no desempenho dos alunos, dos pesquisadores Mauricio Fernandes (FEA/USP) e Cláudio Ferraz (PUC-Rio), e vai ao ar até a próxima sexta-feira (26/9).

Não perca
Série Pedagogia simples
De 22 a 26 de setembro, sempre às 17h no Canal Futura

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação