publicidade

Evento propõe educação para felicidade

De terça a quinta, programação em Alto Paraíso inclui mesas-redondas, apresentações culturais e atividades físicas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 06/10/2014 20:08 / atualizado em 06/10/2014 20:17

Em vez de apenas ensinar a matéria cobrada nos vestibulares, que tal aprimorar habilidades e discutir visões de mundo? Esta é a proposta do 1º Encontro de Educação e Sociedade, organizado pela Escola Vila Verde, pelo Instituto Caminho do Meio e pelo Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB). A programação do evento conta com mesas-redondas, conferências, atividades físicas, conversas apreciativas, apresentações culturais, exposições e assembleia geral. O evento ocorre de terça (7) a quinta-feira (9), no Pólo Universitário de Alto Paraíso (GO), das parceiras Universidade Aberta do Brasil (UAB), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

Divulgação CEBB
Com o apoio da Secretaria Municipal da Educação de Alto Paraíso, do Instituto Chico Mendes (ICMBio), da UnB e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alto Paraíso (CMDCA) , o evento é gratuito, sem restrições para participar. Entre os palestrantes, estão Lama Padma Samten, mestre budista e fundador do CEBB, e José Pacheco, pedagogo especialista em leitura e escrita. A abertura ocorre na terça, às 19h. Na quinta, o encerramento vai até 12h.

Baseado na filosofia budista, o método de ensino orientado para a felicidade encoraja a autonomia dos estudantes, incentiva a reflexão sobre a pedagogia e ambiciona construir um futuro mais democrático por meio da educação. Entre as propostas para melhorar a aprendizagem, estão a integração com a comunidade e a promoção de habilidades artísticas.

Não perca!
1º Encontro de Educação e Sociedade
Gratuito e sem necessidade de inscrição
De terça (7) a quinta-feira (9)
Pólo Universitário de Alto Paraíso UAB/UnB/UFG – Alto Paraíso de Goiás (GO). Rua São Jorge, Quadra 26, parte da Área da Prefeitura Municipal, nº 6
Instituto Caminho do Meio
Escola Vila Verde

Centro de Estudos Budistas Bodisatva

 

Confira a programação completa!

7 de outubro, terça
19h00 | Abertura do Primeiro Encontro Educação e Sociedade de Alto Paraíso de Goiás pela Professora Rozimeire Teodoro de Brito, Secretária Municipal de Educação de Alto Paraíso.

19h10 às 21h30 | Mesa-redonda de abertura: “Visões, Aspirações e Opções para Jovens de Alto Paraíso”. Moderadora: Professora Eliana de Souza Martins, diretora da Escola Vila Verde. Palestrantes: Lama Padma Samten, mestre budista; Joelma Hermes de Matos, Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social CRAS; Sérgio Luis de Campos, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA; Nina de Paula Ferreira Laranjeira, professora, doutora, Coordenadora da UnB Cerrado.

8 de outubro, quarta

08h00 às 08h30 | Atividade física com o professor da UnB Marcelo de Brito – Kapish

08h30 às 10h00 | Conferência do Professor José Pacheco

10h15 às 12h00 | Mesa-redonda “Educação e Sociedade”, com o professor José Pacheco e o Lama Padma Samten

14h00 às 15h30 | Mesa-redonda “Educação e sociedade em Alto Paraíso”. Abertura: Paulo Maluhy – Pala (Diretor-Presidente do Instituto OCA Brasil). Moderadora: Professora Daniela Sakamoto. Palestrantes: Lama Padma Samten (Mestre Budista); Professora Maria José Ferreira da Silva (Tutora de Letras UnB, Professora); Luana Villas Boas Fernandes (Programa Quintais Verdes – Instituto OCA Brasil); José Fernando dos Santos Rebello ICMBIO.

15h45 às 16h00 | Atividade física com o Professor da UnB Marcelo de Brito – Kapish

16h00 às 17h30 | Conversa apreciativa com perguntas mobilizadoras:

· Como você aprendeu o que é relevante para a sua vida hoje? Como oferecer isso dentro da escola?

· Que visões positivas temos para os anos vindouros com respeito a comunidade de Alto Paraíso, as pessoas individualmente, a natureza da região, as relações entre nós todos nos anos que se seguirão?

· Que oportunidades e necessidades surgem a partir dessas visões e que formação e aptidões deveriam os estudantes desenvolver para ter êxito dentro disso.

· Como os próprios estudantes vêm sua inserção na vida e na comunidade?

19h00 | Programação cultural:

· Camerata de Violões e Orquestra de Flautas da Associação Paulo de Tarso

· Apresentação Circense das Crianças da Escola Vila Verde

· Apresentação das Crianças do Programa Quintais Verdes – Oca Brasil.

· Apresentação de Flauta e Kântale pelas Professoras do Jardim do Cerrado

· Apresentação de Dança do Grupo Chapadance Centro de Vivências Crescer.

· Exposição Cultural – Fotos do Programa Investigando a Nossa Natureza, Fotos da Escola Vila Verde, Fotos de Trabalhos de Arte de Marcos Brasil.

9 de outubro, quinta
08h00 às 09h00 | Atividade física com o professor da UnB Marcelo de Brito – Kapish

09h00 às 12h00 | Assembleia Geral – Encaminhamento das Sugestões Práticas

Tags:

publicidade

publicidade