SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Anunciados novos coordenadores regionais de ensino

Dirigentes foram escolhidos de forma inédita, mediante consulta a diretores de escolas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 19/01/2015 13:32 / atualizado em 19/01/2015 13:34

Agência Brasília

Após uma seleção em que, pela primeira vez, levou-se em conta a opinião dos diretores das escolas públicas, os 14 coordenadores regionais de ensino do Distrito Federal foram anunciados nesta sexta-feira (16) pelo secretário de Educação, professor Júlio Gregório, durante encontro do governador Rodrigo Rollemberg com os novos dirigentes.

A escolha teve início com uma consulta liderada por servidores da Secretaria de Educação, que se reuniram com os titulares das escolas %u2500 todos eleitos e com mandato vigente %u2500 para a coleta de sugestões. Sem qualquer interferência da pasta, cada regional apontou de três a cinco nomes. Depois, os indicados apresentaram currículo e plano de trabalho.

"Feita essa análise, eles ouviram uma pergunta como se estivessem num casamento: 'no cenário em que nos encontramos, você aceita trabalhar conosco?'", brincou o secretário de Educação. "Na riqueza e na pobreza. Porque assumir compromisso na bonança é muito fácil. Essa é a primeira grande prova para demonstrar capacidade de gestão", completou Gregório.

O escolhido para a regional de ensino de Samambaia, professor Celso Antônio Pereira da Silva, ressaltou o ineditismo da seleção. "O processo foi transparente e todos tiveram voz", afirmou o coordenador, que está oito anos à frente do Centro de Ensino Fundamental 407.

Rollemberg pediu apoio aos novos coordenadores para a implantação de políticas públicas educacionais. "É importante que vocês estejam articulados com os administradores regionais e com a comunidade. Aceitar essa missão difícil é a demonstração do compromisso público de cada um."

Quem são eles:

BRAZLÂNDIA: Janduy Procópio Leite Junior
Formado em quatro cursos de graduação (matemática, ciências, estatística e física) e dois de pós-graduação (análise de sistemas e gestão escolar). Desde janeiro de 2013, é professor de matemática no Centro Educacional 4 de Brazlândia.

CEILÂNDIA: Marcos Antonio de Sousa
Licenciado em educação física pela Faculdade Dom Bosco. Na Universidade de Brasília, cursa especialização em coordenação pedagógica e letramento e práticas interdisciplinares nas séries finais. De 2006 a 2012, foi diretor do Centro Educacional 11. Voltou a exercer o cargo em 2014.

GAMA: Fernando Freire da Silva
Possui licenciatura em história pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub). É diretor do Centro de Ensino Fundamental 8 desde 2003.

GUARÁ: Afrânio de Sousa Barros
Tem licenciatura em história e é especialista em tecnologias da educação. Desde 2012, é diretor do Centro Educacional 4.

NÚCLEO BANDEIRANTE: Francismar Moreira de Figueirêdo Lima
Licenciada em pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. É aluna especial do mestrado em educação da Universidade Católica de Brasília. Desde 2012, dirige a Escola Classe 1 (Escola Verde).

PARANOÁ: Isac Aguiar de Castro

Tecnólogo em gestão de recursos humanos com especialização em gestão pública e administração de cidades. É o atual diretor da Escola Classe 3 do Paranoá.

PLANALTINA: Queti Diettrich

Licenciada em matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais e em física pela Universidade do Oeste Paulista. É especialista em gestão ambiental pela Universidade Estadual de Goiás. É diretora do Centro Educacional 3 de Planaltina.

PLANO PILOTO / CRUZEIRO: Álvaro Matos de Souza
Graduado em letras (português e literatura) pela Universidade Veiga de Almeida, do Rio de Janeiro. É professor da rede pública de ensino desde 1997.

RECANTO DAS EMAS: Marcos Antônio Faria
Tem habilitação em geografia, estudos sociais e história e três especializações (gestão pública; gestão educacional e educação de jovens e adultos). Atualmente, é professor do CED 804 do Recanto das Emas.

SAMAMBAIA: Celso Antonio Pereira da Silva

Licenciado em matemática e pedagogia e especialista em gestão e orientação escolar. Há oito anos, comanda a Escola Classe 407 de Samambaia.

SANTA MARIA: Claudiney Formiga Cabral

Tem licenciatura em química pela Universidade Católica de Brasília e pós-graduação em gestão escolar pela Universidade de Brasília. É o atual diretor do CEF 316 de Santa Maria.

SÃO SEBASTIÃO: Paulo Viana de Sousa

Graduado em história pela União Pioneira de Integração Social (Upis) e especialista em arte, educação e tecnologias contemporâneas pela Universidade de Brasília. É professor no Centro Educacional São Francisco.

SOBRADINHO: Marco Aurélio Vieira de Souza

Licenciado em matemática e biologia pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub). Concluiu pós-graduação em psicopedagogia. É vice-diretor do Centro Educacional (CED) Fercal.

TAGUATINGA: Juscelino Nunes de Carvalho
Possui licenciatura em geografia pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e especialização em docência no ensino superior pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá. É diretor do Centro de Ensino Médio Ave Branca (Cemab).

publicidade

publicidade