SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Professor da USP lança livro sobre o papel do diretor escolar

Docente da Faculdade de Educação da instituição, Vitor Henrique Paro analisou a gestão de uma escola pública de São Paulo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 14/04/2015 11:28 / atualizado em 14/04/2015 11:36

Cortez Editora/Divulgação
Figura crucial para o andamento das atividades de uma escola, o gestor educacional é personagem de estudo do livro Diretor escolar: educador ou gerente?, do doutor em educação Vitor Henrique Paro. Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), ele analisou a atividades administrativas de uma escola municipal de ensino fundamental do municício de São Paulo entre 2010 e 2014. A publicação, parte da coleção Questões de nossa época da Cortez Editora, foi lançada no último dia 9.

Para o autor, a parte gerencial de uma escola é tão importante quanto o lado pedagógico. “Não há nada mais administrativo do que o próprio pedagógico, ou seja, o processo de educar. É, portanto, o pedagógico que dá a razão de ser do administrativo, senão esse se reduz à mera burocratização, fazendo-se fim em si mesmo e negando os fins educacionais a que deve servir”, afirma. Apesar de ser focada em gestão, a obra também discute as interferências da iniciativa privada na educação pública.

Sobre o autor
Vitor Henrique Paro é professor titular da Faculdade de Educação da USP, onde coordena doGrupo de Estudos e Pesquisas em Administração Escolar (Gepae). Foi pesquisador da Fundação Carlos Chagas e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Leia!
Diretor escolar: educador ou gerente?

Vitor Henrique Paro
Cortez Editora
128 páginas
R$ 26
Mais informações: www.cortezeditora.com.br

publicidade

publicidade