publicidade

Professor da faculdade de ciências da saúde recebe título de emérito

Com 39 anos como professor da Universidade de Brasília (UnB), José Garrofe Dórea é referência internacional na área. Em homenagem, prédio do curso de nutrição também recebeu nome do docente

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 23/07/2015 11:50 / atualizado em 23/07/2015 13:47

Gabriela Studarte/UnB Agência
O professor José Garrofe Dórea, da faculdade de ciências da saúde da Universidade de Brasília, foi condecorados com o título de professor emérito pelos trabalhos prestado na instituição. A cerimônia reuniu professores, amigos, familiares e alunos e ex-alunos. Ele foi professor da instituição entre 1975 e 2014, quando se aposentou como professor titular.

Dórea também foi homenageado pelo núcleo de nutrição da universidade, que ganhou um prédio com o nome dele em reconhecimento ao trabalho prestado. O professor foi responsável por iniciar o curso de graduação em nutrição na universidade e também idealizador do primeiro programa de pós-graduação da faculdade de saúde.

“O currículo acadêmico de Dórea é de fazer inveja! Entre os 2,5 mil professores da UnB, a produção intelectual dele está no topo da lista. São mais de 230 trabalhos científicos publicados em revistas de primeira linha internacional e com altíssimo impacto acadêmico”, destacou o professor Volnei Garrafa do Departamento de Saúde Coletiva da universidade em discurso durante a cerimônia de condecoração, realizada no dia 30 de junho no auditório do prédio da reitoria.

Trajetória de sucesso
Além dos trabalhos como docente, Dórea publicou mais de 170 artigos e prestou quatro consultorias internacionais, entre 2009 e 2013, à Agência Internacional de Energia Atômica assessorando diretamente em estudos e projetos sobre a ação de poluentes ambientais no leite humano.

Além disso, o professor da UnB é referência mundial em pesquisas sobre contaminação por baixas doses de mercúrio e defende o fim da utilização do timerosal (substância à base de mercúrio utilizada para conservar as doses) em vacinas para bebês e crianças.

publicidade

publicidade