Trabalho e Formacao

Primeiro dia de provas do Enem chega ao fim

Assuntos relacionados ao meio ambiente estiveram presentes em grande parte do exame. Questões sobre Luiz Gonzaga e quadrinhos do Capitão América também caíram

postado em 03/11/2012 16:32
Chegou ao fim às 17h30 deste sábado o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Medio (Enem). O estudante do 3; ano do ensino médio no Galois Diogo Serafim, 17 anos, ficou surpreso com o espaço dado ao tema de meio ambiente e aposta que esse será também o assunto da redação. "Foi bem mais fácil do que todas as provas de vestibular que já fiz, mas tem muito texto. O desafio foi me manter concentrado até o fim. Foi bem melhor do que eu esperava, bem elaborda e transdicsiplinar", lembra o jovem.

Diogo diz que também caiu uma questão sobre a crise mundial, que fazia relação com a quebra da bolsa em 1929.Também caíram questões sobre Luiz Gonzaga, cujo centenário é comemorado este ano, e quadrinhos do Capitão América, relacionados à cultura americana.

[SAIBAMAIS]A estudante Débora Letícia, 20 anos, acredita que o tema da prova será a Copa do Mundo de Futebol de 2014, porque o tema não foi cobrado no exame hoje. Ele cursa publicidade, mas quer mudar de faculdade. "Quero estudar numa mais renomada", afirma. Para ela, a prova estava tranquila, as partes mais complicadas foram química e física, "Como era muito contextualizado, facilitou a resolução da prova", relata. Débora achou a prova bem elaborada e diz que não estava cansativa, mas reclamou que os fiscais que estavam na sala dela conversaram demais e atrapalharam a concentração.

Diego Iglesias, 18 anos, aluno do 3; ano do ensino médio no Galois, está preocupado com a redação. Ele acha um exagero a nota do produção escrita corresponder a metade da nota do Enem. Diego usou uma tática inusitada para fazer a prova com tranquilidade. "Comi de hora em hora para poder me concentrar", explica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação