Trabalho e Formacao

Nova chance para realizar o sonho de cursar o ensino superior

Anos depois de terminarem o ensino médio, candidatos fazem o Enem para tentar completar a formação

postado em 04/11/2012 17:32
José Silva, 64 anos, vai se aposentar no ano que vem e quer cursar direitoO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) facilita o acesso ao ensino superior não apenas aos jovens que acabam de deixar o ensino médio, mas também para aqueles que não tiveram essa chance no passado, mas querem batalhar pelo direito à educação superior agora. O segurança José Silva, 64 anos, decidiu fazer o Enem para entrar no curso de direito.

"Ano que vem, vou me aposentar e, em vez de ficar em casa vendo novela, vou estudar", justifica. Para ele, o conteúdo das provas não foi difícil e a experiência de vida ajudou a dominar os assuntos cobrados. "Com essa idade, para fazer uma prova desse nível não é preciso esquentar a cabeça", relata, rindo.

A candidata Adenilza dos Santos, 49 anos, também decidiu retomar os estudos. Ela está cursando o 3; ano do ensino médio. A necessidade de trabalhar e de cuidar dos filhos fez com que ela deixasse os estudos em segundo plano. "Parei de estudar porque tive que começar a trabalhar. Logo depois casei e tive filhos", explica.

Agora, o filho de Adenilza, que tem 16 anos, é quem mais incentiva a mãe a recomeçar. Ela quer fazer psicologia, interesse despertado após o nascimento de uma filha com necessidades especiais, que morreu há três anos.

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação