Trabalho e Formacao

Últimos candidatos a sair acharam prova do Enem cansativa

postado em 04/11/2012 18:20

O grande número de textos do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 deixou os candidatos cansados. Às 18h30 e edição deste ano do exame chegou ao fim e deixou os últimos candidatos a deixarem os locais de prova exaustos. "Estava fácil, mas muito cansativa, tinha muitos textos", diz Naiara Cavalcante, 20 anos, que contou se perder muito rápido na leitura por causa do tamanho dos textos.

Neste domingo (4/11) foram aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e a redação. O tema cobrado este ano foi o movimento de imigração para o Brasil no século 21. A candidata Maisa Alo, 52 anos, que prestou o exame pela segunda vez, disse que se inspirou na novela Salve Jorge para escrever o texto. Na trama das 21h da TV Globo é tratado o tema de tráfico de pessoas.

Márcio Bittar, 16 anos, ficou até os últimos minutos para conseguir levar o caderno de provas para casa. "Gosto de chegar em casa e conferir para ver o que errei", conta. Ao sair da prova, a estudante Maria Caroline Santos, 17 anos, teve direito à recepção especial da família. O pai, a mãe e a irmã da jovem a esperaram o dia todo na porta do colégio na Asa Norte. Eles vieram de Valparaíso para acompanhar a jovem.

[SAIBAMAIS]Companhia
Marcos Braga, 36 anos, veio de Anápolis para fazer a prova. Lá, ele é bolsista do Programa Universidade para Todos (ProUni) no curso de agronomia, graças ao Enem. Marcos resolveu fazer a prova pela terceira vez só para incentivar a esposa, que tenta uma vaga no curso de enfermagem. "A prova foi igual aos outros anos, tinha muitas questões.

Problemas

Diferentemente das edições passadas, o Enem 2012 não registrou problemas graves. O que chamou mais a atenção foram os candidatos que postaram fotos da prova nas redes sociais nos dias do exame. No sábado (3), o MEC desclassificou 37 candidatos. No fim do dia será divulgado balanço de quantos foram eliminados hoje.

Para o estudante Mário de Oliveira, 18 anos, aluno do Colégio Militar, a atitude dos candidatos mostra falta de compromisso. "Eu fico pensando nos pais dessas pessoas, porque os meus estão esperando muito de mim. Não posso ficar brincando com o meu futuro", disse.

Correção

Daqui a pouco o Eu, Estudante transmitirá, ao vivo, a correção dos provas do segundo dia do Enem. Professores do Alub vão comentar as questões e o tema da redação. A transmissão terá início às 20h. O gabarito oficial será publicado na quarta-feira (7) no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O resultado individual será publicado em 28 dezembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação