SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Enem 2012

Redação surpreende

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 05/11/2012 11:12

A redação do Enem 2012 teve como tema o “Movimento imigratório para o Brasil no século 21”. O assunto surpreendeu alguns candidatos como Lissandra Martins, 21 anos. A estudante achou a prova do segundo dia mais difícil e acreditava que o texto abordaria conhecimentos sobre eleições ou a Copa do Mundo de 2014. Para Leonardo Guimarães, 17, os textos de apoio não ajudaram. “Preferi falar da melhoria econômica do Brasil, que atrai os estrangeiros. Acho que não fugi do tema.”

Apesar de ter assustado alguns candidatos, o professor de atualidades do curso preparatório Gran Cursos Jeferson Urani considerou o tema bastante abrangente. Segundo ele, era possível falar sobre o lado humanitário da imigração e usar o exemplo dos haitianos, assim como o mercado de trabalho aquecido, que tem atraído espanhóis e portugueses. “O essencial é mostrar que o Brasil está atraindo esses imigrantes em função da evolução econômica”, resume.

Este ano, pela primeira vez, os alunos terão acesso ao espelho da correção da redação para fins pedagógicos. O Ministério da Educação, entretanto, ainda não divulgou a partir de quando o material estará disponível. A metodologia de correção também foi alterada. O texto será analisado por dois profissionais e, caso haja discrepância de mais de 200 pontos entre as notas, a redação será lida por um terceiro corretor. Se a diferença entre as três notas permanecer superior a 200 pontos, uma banca examinadora será acionada. As notas vão de zero a mil.
Tags:

publicidade

publicidade