Trabalho e Formacao

Exame da OAB favorece clientes com menos recursos, diz assessor

postado em 28/11/2012 18:45
O assessor jurídico do Conselho Federal da OAB Oswaldo Ribeiro Júnior disse que a exigência da aprovação de bachareis em direito no Exame de Ordem é uma garantia para a população. "O exame é a forma de assegurar que os advogados têm condições de representar seus clientes. Nas relações de consumo e trabalhistas, por exemplo, a parte mais forte, das empresas, certamente estará bem representada, com os advogados mais bem preparados. A parte mais fraca também precisa de garantias", argumentou.

A declaração foi feita durante audiência pública sobre o tema, que é promovida pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e ocorree no plenário 9.

[SAIBAMAIS]O deputado Glauber Braga (PSB-RJ), que também participa do encontro, afirmou que o fim do exame deve piorar a qualificação dos advogados no Brasil. "A possibilidade de postular em juízo, como a dos advogados, envolve direitos civis essenciais, como a liberdade. É algo muito importante que deve exigir uma capacitação especifica. E a OAB pode definir se o estudante que se formou tem efetivamente essa capacidade", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação