SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Maioria dos recém-formados em Medicina de SP reprova em exame obrigatório

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 06/12/2012 16:22 / atualizado em 06/12/2012 15:48

Dos 2.411 estudantes recém-formados em Medicina por instituições privadas e particulares de São Paulo, 54,5% foram reprovados no Exame do Conselho Regional de Medicina do estado (Cremesp).

O polêmico exame foi aplicado pela primeira vez em novembro desse ano sob forte discussão da validade das provas na avaliação da formação dos estudantes de medicina do estado. O comprovante de participação na prova de 11 de novembro será exigido para o registro profissional do médico no Cremesp, mas o registro não dependerá do desempenho ou da aprovação no Exame. O resultado individual, por aluno, é confidencial.

O Exame contou com a presença dos egressos das 28 escolas médicas paulistas que funcionam há mais de seis anos, mas muitos boicotaram a aplicação. Ao todo, 71 estudantes não compareceram, e 114 tiveram suas provas invalidadas.

Um grupo de cerca 10 estudantes esteve na sede do Cremesp na ocasião em que eram divulgados os resultados do Exame. Eles procuravam informações sobre o que iria acontecer com aqueles que boicotaram a prova, já que não conseguiam ter emitido o registro profissional pelo Conselho.

O presidente do Cremesp Renato Azevedo esclareceu que as provas anuladas estavam sendo analisadas pela Comissão Organizadora. Ele informou que o Cremesp tem até 31 de janeiro para confirmar esses resultados, entretanto, prometeu se empenhar para que aqueles que estejam nessa situação recebam seus CRMs o mais breve possível.

Somente após a confirmação do resultado pela Comissão Organizadora do Exame do Cremesp, o recém-formado em Medicina poderá dar entrada ao pedido de inscrição. Mas aqueles que têm urgência do registro podem formalizar um requerimento de prioridade junto ao Cremesp.

 

Confira o nível de aprovação por área avaliada pelo Exame.

 

Áreas de conhecimento

Médias (% de acertos)

Saúde Mental

41,0

Saúde Pública

46,1

Clínica Médica

53,1

Pediatria

55,3

Ginecologia

55,4

Ciências Básicas

61,0

Obstetrícia

63,1

Clínica Cirúrgica

66,7

Bioética

66,9

 

Crédito: Cremesp/ Divulgação

Tags:

publicidade

publicidade