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Educação

Preparando a redação do PAS

Um dos pontos mais críticos do Programa de Avaliação Seriada é a produção de um texto de, no mínimo, 30 linhas. Na prova de domingo, ainda serão aceitas as formas de grafia e acentuação anteriores à reforma ortográfica. Ler jornais e revistas ajuda

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postado em 12/12/2012 17:00 / atualizado em 12/12/2012 19:28

Manoela Alcântara

 Estudantes fazem provas do PAS no Colégio Marista: matéria cobrada neste domingo será aquela ensinada no terceiro ano do ensino médio (Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press) 
Estudantes fazem provas do PAS no Colégio Marista: matéria cobrada neste domingo será aquela ensinada no terceiro ano do ensino médio
 

Os locais e horário das provas para a 3ª etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) estão disponíveis para consulta. Os inscritos na seleção podem acessar o endereço eletrônico: www.cespe.unb.br/pas e verificar onde serão realizados os exames de conhecimentos e de redação. A matéria que os estudantes aprenderam no terceiro ano do ensino médio será cobrada em 16 de dezembro, a partir das 13h. Além das disciplinas usuais como língua portuguesa, matemática, biologia, química, eles devem estar com a redação afiada para não serem eliminados.

Este ano, ainda serão aceitas como corretas as formas de grafar e acentuar anteriores à reforma ortográfica e aquelas advindas da mudança. Em 2013, serão apenados os que não escreverem de acordo com as regras atuais. Na prova de redação, o candidato deverá produzir um texto com extensão mínima de 30 linhas, legível, caracterizado pela coerência e coesão, obedecendo ao comando formulado pela banca examinadora. Alguns gêneros textuais podem ser explorados: resumos, cartas, propagandas, textos informativos e argumentativos.

Um dos pontos importantes na hora de iniciar o texto é prestar atenção no enunciado da prova. Não adianta o candidato entender sobre diversos assuntos, escrever bem, se ele fugir do tema. “Uma boa dica é ler questões passadas, analisar a tipologia textual. Na terceira etapa, o texto argumentativo tem sido privilegiado”, lembrou Ênio César de Moraes Fontes, professor de português dos colégios Sigma e Mackenzie.

Para ter argumentos na hora de escrever, ler bons textos em jornais e revistas ajuda. Na reta final para a prova, essa é uma boa estratégia. Porém, não basta só observar o conteúdo das reportagens. É importante analisar a estratégia usada para concluir o texto e a articulação do conteúdo. “O candidato deve ser um leitor crítico. Ele precisa ter conteúdo para se posicionar sobre temas polêmicos, geralmente explorados pelo Cespe. Não basta dizer ‘sou a favor disso porque sim’. É preciso convencer a banca”, sugeriu o professor.

Estratégia

A estudante do 3º ano do ensino médio do Colégio Ideal, Gabriela Ferraz da Silva, 17 anos, começou a preparação no início do ano. Os professores da escola passaram a trabalhar, pelo menos, uma redação por semana, com temas diferentes. No segundo semestre, o volume aumentou: a rotina era de dois textos a cada sete dias. “Na escola, tinha um professor para ajudar na estrutura, coerência e coesão do texto. Além disso, um docente de sociologia sempre nos traz notícias, atualidades para discutirmos”, disse.

A jovem pretende ingressar na UnB para o curso de engenharia civil e sabe que o desafio é alto. Por isso, o foco dos últimos meses tem sido os estudos. “Já teve dias que cheguei na escola às 7h, almocei, fui para o cursinho, continuei estudando e só parei às 22h”, diz. Gabriela lembra que valeu a pena todo o esforço que empregou antes da fazer a prova do Enem. “Estudamos o tema da redação em sala de aula, foi muito produtivo. Quanto mais assuntos diversificamos, melhor é.”

Questões tipo D

Mostrar a qualidade do texto e a habilidade de se expressar na modalidade escrita não será exclusividade da redação. Na prova do PAS, existem ainda as questões tipo D. Dissertativas, elas exigem domínio do candidato sobre diversos assuntos. “Eles já tiveram acesso a esse tipo de questão nas 1ª e 2ª etapas. É preciso observar a tipologia do texto pedido e escrever como o enunciado pede”, lembrou o professor Fontes. Nesse caso, ler provas anteriores, comentários na internet, testes corrigidos é importante para estar preparado no próximo domingo.

Procurar fontes confiáveis no momento dos estudos também é fundamental, como a revista eletrônica PASSEI, da Gerência de Interação Educacional e pela Coordenadoria de Pesquisa em Avaliação do Cespe/UnB. A publicação é composta por questões aplicadas no PAS. A revista trouxe, na última edição, redações e questões tipo D, que podem ajudar a ampliar os estudos.

Dicas

» Leia revistas e jornais com o olhar crítico. Analisar o conteúdo é importante, assim como a estrutura também deve ser alvo de observação dos candidatos

» Os melhores textos, com a maior pontuação, são aqueles com argumentos convincentes, citações de autores, pesquisas

» O candidato deve estruturar como vai escrever o texto. O primeiro passo é posicionar no alto qual o argumento mais significativo para aquele tema, depois deve-se pensar os exemplos que tenham consistência para reforçar a opinião sobre o tema

» Um bom exercício para fazer um texto argumentativo é ler sobre assuntos diversos, fazer uma tabela e listar os pontos a favor e contra

» Refazer provas anteriores e escrever sobre os temas cobrados anteriormente ajudam a praticar o texto

» Escrever com letra legível, de forma organizada, também auxilia na pontuação

 

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