Trabalho e Formacao

A dica é descansar na véspera do PAS

Especialista alerta os alunos que farão as provas no domingo sobre a necessidade de não se desgastarem amanhã. Outra sugestão é começar o exame pela matéria que mais conhecem

postado em 14/12/2012 12:52

Thiago e Gabriela se preparam na reta final para o PAS: controlar a ansiedade é um dos desafiosA dois dias das provas da 3; etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS), muitos alunos mantêm a rotina puxada de estudos. A possibilidade de ingressar na Universidade de Brasília (UnB) faz com que os candidatos passem a manhã, a tarde e a noite debruçados sobre os livros. No dia do certame, no entanto, eles precisam estar descansados. Especialista ouvida pelo Correio alerta que, quando o estresse alcança um nível alto, a memória pode ficar comprometida. ;Estar descansado é muito importante porque a prova é desgastante, são horas que exigem concentração. Quando o aluno está nervoso, mesmo a matéria que domina bastante pode provocar dupla interpretação; afirmou a psicóloga Vera Lúcia Perpétuo, orientadora profissional de um curso pré-vestibular da cidade.

A seleção será realizada no domingo, às 13h. Os estudantes devem conferir o local das provas pelo endereço eletrônico www.cespe.unb.br/pas. Entre as disciplinas cobradas estão: língua portuguesa, matemática, biologia e química, além da redação. Gabriela Ribeiro Padrão, 17 anos, acabou de se formar no 3; ano do ensino médio e se prepara para o PAS. A tática da estudante para não perder tempo durante o exame é começar pela confecção do texto de, no mínimo, 30 linhas. ;Não sou muito boa, então, quero garanti-la logo. Depois, vou passar para matemática e física. Por último, química e história, que são as que estudei mais;, explica a jovem, que escolheu engenharia de produção para a prova do PAS e administração para o vestibular tradicional, que ocorrerá em 12 e 13 de janeiro.

[SAIBAMAIS]A orientadora, entretanto, sugere que os candidatos comecem o exame pelas matérias que tenham maior afinidade. ;Fazer alguma coisa que conhece mais é melhor porque baixa um pouco a ansiedade. Em seguida, uma que tenha que usar o raciocínio, já que a mente está muito bem e, por último, retornar para as outras;, ressaltou Vera Lúcia. Outra dica da psicóloga é folhear as páginas antes de começar a resolver o teste. ;Tira a ansiedade, o pânico e permite fazer uma distribuição rápida de tempo. O estudante deve ler com atenção, devagar, porque a prova é muito extensa e não dá para ficar revisando;, alerta a psicóloga.

Rotina
O estudante Thiago Miranda da Silva Lima, 17 anos, também se prepara para o PAS. Desde o início deste semestre, a rotina do rapaz passou a ser de estudos durante grande parte do dia. ;Usei provas antigas do PAS para estudar e o que não conseguia resolver pedia auxílio aos professores depois das aulas. Também entrei no cursinho para reforçar os estudos;, lembra. Para o dia da prova, Thiago seguirá as dicas e pretende estar descansado. ;Sábado, vou descansar para fazer a prova tranquilo. O que tinha de ser aprendido, já aprendi durante esse tempo;, completou o estudante, que optou pelo curso de engenharia civil.

Determinado a entrar na UnB para medicina, Fábio Takashi Shibata Yamanishi, 18 anos, manteve um ritmo forte de estudos durante todo o ano. Ele dedicou a maior parte dos dias à preparação para o PAS. Nos fins de semana, participou de inúmeros simulados. ;Me esforcei mais do que nos outros anos. Medicina é difícil, mas fiz meu máximo;, apostou. Para fazer uma prova mais tranquilo, Thiago pretende desacelerar o ritmo na véspera da avaliação. ;Vou estudar até sexta-feira, resolvendo as últimas provas do PAS. No sábado, vou reler algumas coisas, mas com um ritmo bem mais leve.;

Fique atento

O que fazer nos dias que antecedem os testes

; O momento não é mais de aprender, mas de procurar tranquilidade.
No máximo, uma pequena revisão pode ajudar;

; Ler os enunciados de algumas questões de provas anteriores
ou analisar o estilo da banca organizadora pode ajudar a evitar pegadinhas;

; Assistir a um filme pode ajudar a desligar um pouco e diminuir a ansiedade

; Evitar ir a festas ou a eventos que atrapalhem o sono na véspera do teste é essencial para que o candidato esteja preparado física e emocionalmente.

; Mantenha uma alimentação leve no dia do exame,
com frutas e cereais. Beba bastante água.

; Separar com antecedência os documentos
exigidos para o dia do exame é importante para evitar imprevistos

; Visite o local da prova antes. Os que dependem
de transporte público devem sair cedo de casa.

Na hora da prova

; Não será permitida, durante a realização das provas, a utilização
de máquinas calculadoras, livros, anotações, réguas de cálculo,
impressos ou qualquer outro material de consulta

; Não será permitido ao candidato entrar no ambiente de prova com aparelhos eletrônicos, como máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, tablets e outros. Estão proibidos ainda relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria: chapéu, boné, gorro e outros. Lápis, lapiseira, marca-texto e borracha também são vetados.

Os locais das provas para a terceira etapa do PAS devem ser conferidos no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/pas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação