SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Exame da OAB ocorre no domingo com mais de 5 mil inscritos no DF

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 14/12/2012 18:13 / atualizado em 14/12/2012 20:16

Mais de 11 mil estudantes de direito vão fazer a primeira fase do IX Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no domingo (16/12). A prova vai ser aplicada em todo o país, e é organizada pelo Conselho Federal da OAB e pela Fundação Getulho Vargas (FGV).

Em Brasília, o exame será aplicado nas instalações do Centro Universitário de Brasília (UniCeub), na 707/907 Norte. Em todo o Distrito Federal, são 5.469 inscritos. 

Gustavo Moreno/CB/D.A Press


O Exame de Ordem é prestado por bachareis em direito, mesmo os que ainda não tenham feito a colação de grau. Podem fazer as provas os estudantes do último ano de graduação ou do nono e décimo semestres do curso. A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição como advogado nos quadros da OAB.

Cuidados
As provas terão início às 14h do domingo (16/12), horário oficial de Brasília. Os candidatos inscritos devem acessar previamente o site da OAB para imprimir o chamado Cartão de Informação, que traz a indicação do local da prova e os nome, sala e endereço do estabelecimento onde o candidato fará o Exame.

A organização da prova afirma que é de responsabilidade do candidato a identificação correta do local de prova.

A prova
As questões da prova objetiva serão do tipo múltipla escolha, com quatro opções (A, B, C e D) e uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão. Os candidatos terão até cinco horas para realizar o Exame, que encerra às 19h.

A prova desta etapa abrange as disciplinas obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de direito, além de questões sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94) e o regulamento geral, código de ética e disciplina, direitos humanos, Código do consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, direito ambiental e direito internacional.

A etapa subjetiva ou prova prático-profissional vai ser aplicada em 24 de fevereiro de 2013, também com cinco horas de duração.

Missão Dupla
A estudante do 10º semestre de direito do UniCeub Mariana Valéria Nunes Loges estuda especialmente para a prova da OAB há um semestre. Formanda e estagiária, ela precisa dividir o tempo de estudo com o estágio e o trabalho na monografia de conclusão de curso.

As horas de dedicação ficam prejudicadas, mas a estudante garante que está focada e preparada. “Acompanhei as matérias da faculdade e tenho estudado assuntos para a OAB há seis meses. Acredito que estou preparada”, explica.

Além do estudo, a formanda se apega ao pensamento positivo para se dar bem no dia da prova. Tranquila, ela já montou a estratégia: vai fazer primeiro as questões que mais se sente confortável. “ Como me interesso muito pela área penal, vou focar nessas questões. Estou confiante”, garante.

Dicas
George Galindo, coordenador da faculdade de direito da Universidade de Brasília afirma que, nos casos de exames como os da OAB, o mais importante para os candidatos é ter calma. Ele indica uma boa noite de sono, paciência, foco e calma para a hora de resolver as questões.

“A essa altura, a aquisição de conhecimento novo é difícil e improvável, por isso o candidato deve ter em mente as questões que melhor sabe responder, as que tem mais segurança. Depois, ele faz as outras questões”, aconselha.

O coordenador também é professor de direito internacional público, um dos assuntos de questões que caem no Exame. Ele adverte que, nessa área, o ideal é que os alunos estejam antenados aos assuntos internacionais atuais e que estejam acompanhando a agenda e o calendário de grandes discussões jurídicas atuais.

Christianne Dias Ferreira, professora de direito civil do UniCeub e aplicadora de simulados do Exame na instituição, dá outras dicas: “O preferível é que todas as questões sejam feitas, mas caso surja uma dúvida significativa em uma questão, faça uma marcação. Ao final, retorne ao ítem.”

Antes de preencher o gabarito, a professora sugere uma rápida revisão das respostas de toda a prova. Esse é o momento para tentar responder perguntas deixadas para trás e para redobrar a atenção para a marcação. Além disso, chegar com antecedência razoável e verificar os documentos antes de sair de casa evitam dores de cabeça.


 

Tags:

publicidade

publicidade