Trabalho e Formacao

Consulta individual aos resultados do Enem 2012 já está disponível

Estudantes podem disputar mais de 129 mil vagas em 3,7 mil cursos pelo Sisu

postado em 28/12/2012 09:41

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta sexta-feira (28/12) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Os candidatos podem acessar os resultados individuais no .É preciso informar o número de inscrição e senha ou CPF e senha para visualizar as notas.

As provas foram aplicadas em 1.615 municípios, em todo o país, e foram feitas por 4,1 milhões de candidatos. O espelho de correção da redação estará disponível para consulta em 6 de fevereiro. Também está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) um .

"Brecha" temporária
Na última quinta-feira (27) alguns candidatos conseguiram acessar, antecipadamente, a consulta individual às notas da prova de redação. O Inep informou que isso ocorreu durante procedimento técnico de homologação das notas de redação no sistema do Enem. O órgão classificou o incidente como uma brecha temporária no sistema, que durou 30 minutos.

Alguns candidatos, logados com seu próprio CPF e senha, conseguiram visualizar a própria nota em um período. Por isso, o Inep nega que tenha havido vazamento de informação. O assunto ficou entre os mais comentados no Twitter durante a tarde de quinta-feira. Vários estudantes lamentaram não terem visto a nota.


Sisu

A nota do Enem 2012 poderá ser usado pelos candidatos para concorrer a uma das 129.279 vagas que serão oferecidas na primeira edição de 2013 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As oportunidades são para 3.751 cursos em 101 instituições públicas de ensino superior.

A consulta a oferta de vagas por localidade, instituição, curso e turno está disponível desde de quinta-feira (27/12) no endereço . As inscrições começam em 7 de janeiro de 2013 e podem ser feitas até as 23h59 de 11 de janeiro de 2013, via internet, no portal do Sisu. Durante esse período, o candidato poderá alterar as opções e será considerada válida a última inscrição confiramada.

A seleção vale para todos os estudantes que prestaram o Enem e tiveram nota superior a zero na redação. No ato da inscrição, estudante poderá fazer duas opções de vaga. Ele deve ainda especificar a ordem de preferência, o local de oferta, o curso e o turno.

Além disso, será possível escolher a modalidade de concorrência: se pelo sistema universal ou pelo sistema de cotas, já que o Sisu, em 2013, se adequará à nova Lei de Cotas. As inscrições são gratuitas e as instituições de ensino deverão disponibilizar acesso à internet aos estudantes interessados.

O resultado da primeira chamada será divulgado em 14 de janeiro de 2013. Em caso de notas idênticas, o desempate será feito segundo alguns critérios de ordem, conforme o peso das provas previsto em edital. Nessa situação, a redação vale mais. Para os selecionados na lista de primeira chamada, as matrículas serão feitas nas instituições escolhidas em 18, 21 e 22 de janeiro.

Já para a segunda chamada, a data de publicação é 28 de janeiro, e as matrículas para esta lista serão feitas em 1;, 4 e 5 de fevereiro. Os nomes dos selecionados serão divulgados tanto no site do Sisu quanto pela instituição de ensino escolhida pelo aluno.

As universidades têm autonomia para escolher entre quatro possibilidades de aproveitamento do Enem: como fase única, como primeira fase, combinado com o vestibular da instituição ou como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

Depois das duas chamadas regulares, o Sisu divulgará para uma lista de espera, que será usada pelas instituições para preencher as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar deve acessar o boletim na página do Sisu e manifestar o interesse. Podem se candidatar aqueles não selecionados nas chamadas regulares e aqueles selecionados na segunda opção, independentemente de terem feito matrícula.

Confira o calendário da primeira edição de 2013 do Sisu

7 de janeiro a 11 de janeiro - Período de inscrições
14 de janeiro - Resultado da 1; chamada
18 de janeiro a 22 de janeiro - Matrícula da 1; chamada
28 de janeiro - Resultado da 2; chamada
28 de janeiro a 8 fevereiro - Prazo para participar da lista de espera
1;, 4 e 5 de fevereiro - Matrícula da 2; chamada
18 de fevereiro - Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação