Trabalho e Formacao

Mais de 3,92 milhões de candidatos já acessaram a nota do Enem

postado em 02/01/2013 16:30

Mais de 3,92 milhões de candidatos consultaram as notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 até as 15h30 desta quarta-feira (2/1). As provas foram aplicadas em 3 e 4 de novembro do ano passado, em 1,615 mil municípios de todo o país. Isso corresponde a cerca de 95% do total de participantes da prova, que contou com cerca de 4,1 milhões de inscritos.


A consulta individual foi liberada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na manhã da última sexta-feira (28/12).

Após o início da divulgação dos resultados, participantes da prova reclamaram de lentidão no site do MEC para a consulta das notas individuais. No início da tarde de sexta, a página da web chegou a ficar uma hora fora do ar depois de uma equipe de técnicos .

Além desses problemas técnicos, desde a divulgação dos resultados, alguns estudantes se mobilizaram nas redes sociais contestando as notas que receberam na prova de redação. Eles exigem que haja tempo hábil e a possibilidade de entrar com recurso contra as notas antes do início das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A.

Sisu
O resultado do Enem 2012 poderá ser usado pelos candidatos para concorrer a uma das 129.279 vagas que serão oferecidas na primeira edição de 2013 do Sisu. As oportunidades são para 3.751 cursos em 101 instituições públicas de ensino superior.

A consulta a oferta de vagas por localidade, instituição, curso e turno está disponível desde de quinta-feira (27/12) no endereço . As inscrições começam em 7 de janeiro e podem ser feitas até as 23h59 de 11 de janeiro, apenas via internet, no portal do Sisu. Durante esse período, o candidato poderá alterar as opções e será considerada válida a última inscrição confirmada.

No ato da inscrição, o estudante poderá fazer duas opções de vaga. Ele deve ainda especificar a ordem de preferência, o local de oferta, o curso e o turno. Além disso, será possível escolher a modalidade de concorrência: se pelo sistema universal ou pelo sistema de cotas já que o Sisu, em 2013, se adequará à nova Lei de Cotas.

O resultado da primeira chamada será divulgado em 14 de janeiro de 2013 e as matrículas para os selecionados nesta lista serão feitas nas instituições escolhidas em 18, 21 e 22 de janeiro. A segunda chamada deve ser publicada em 28 de janeiro, e as matrículas para esta lista devem ser feitas em 1;, 4 e 5 de fevereiro.

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação