Trabalho e Formacao

Especialista dá dicas sobre como escrever a redação do vestibular da UnB

Cespe divulgará em breve retificação do edital para incluir a possibilidade de o estudante usar qualquer uma das duas normas ortográficas vigentes

postado em 02/01/2013 16:45
Pamela Ribeiro concorre a uma das vagas para medicina: redação será desafioCandidatos ao vestibular da Universidade de Brasília (UnB), que ocorre em 12 e 13 de janeiro, devem ficar atentos à redação, no primeiro dia do exame. Além de possuir caráter classificatório pela terceira vez consecutiva (até 2011 era necessário apenas alcançar a nota mínima), regras de grafia e acentuação merecem cuidado.

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) informou que em breve deve ser publicada uma retificação do edital para se adaptar ao decreto assinado na sexta-feira (28/12) pela presidente Dilma Rousseff, que . O texto atual do edital traz a norma antiga, que determinava a início da obrigatoriedade em 1; de janeiro de 2013.

No caso da redação do vestibular, os estudantes poderão usar as duas formas ortográficas. De acordo com o Cespe, não haverá punição para quem usar as duas normas no mesmo texto. No entanto, para o professor do curso preparatório Dinatos Ênio Cesar, o ideal é que o candidato candidato escolha apenas uma das duas normas ortográficas vigentes e escreva o texto de acordo com ela.

;É importante a pessoa ter um domínio, uma segurança. Quando você escreve de uma maneira só, demonstra coerência;, recomenda Ênio. Entre uma ou outra forma, o professor aconselha aos alunos o uso das normas do novo acordo. ;Mais prudente é fazer uso do novo acordo, já que em qualquer momento ele vai passar a valer.;

Pamela Ribeiro, 17 anos, concorre a uma das 11 vagas oferecidas pela UnB no curso de medicina. Para ela, o caráter classificatório da redação é uma desvantagem, já que tem mais afinidade com as disciplinas de exatas. A maior dificuldade da estudante é na hora de estruturar o texto, principalmente quando o tema é difícil.

;Acho os temas muito complexos com relação a outros vestibulares, porque a UnB não cobra o que está no momento, ela cobra o que outras universidades nem sonhariam;, opina Pamela. ;Eu tenho dificuldade de iniciar o texto, pois não consigo desenvolver o tema de primeira. Assim, na hora de concluir acabo repetindo o que já tinha dito no começo.;

[SAIBAMAIS]O tempo é curto para quem ainda não se sente preparado. ;O melhor preparo daqui até o dia da prova é a leitura de bons textos e de artigos de revistas e jornais. E essa leitura não só focando o conteúdo, mas também percebendo como o texto foi montado, como a argumentação foi introduzida, se tem exemplo, se tem citação, como ele conclui;, instrui o professor Ênio. ;Não tem uma receita, você tem várias formas de conduzir o seu texto, então quanto mais você ler mais competente fica;, completa.

Para ter acesso a bons exemplos de redação, o professor recomenda aos alunos a acessarem o site da Fuvest e lerem as melhores redações de cada ano no vestibular. http://www.fuvest.br/vest2012/bestred/bestred.html. Outro exercício recomendado por Ênio é treinar argumentos sobre vários temas, dentro de uma tabela com colunas de prós e contras. Isso exercita a visão panorâmica de um assunto, habilidade cobrada nas redações dissertativo-argumentativas do vestibular da UnB.

Apesar de o Cespe não ter o costume de lidar com temas atuais, e sim reflexivos, esse treino consiste em preparar o aluno para a oposição de ideias e para fugir de radicalismos em sua argumentação. ;Na verdade, o aluno não tem que saber o que vai cair, mas estar preparado para escrever sobre o que vai cair;, conclui o professor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação