Trabalho e Formacao

Em 12 horas, 310 mil se inscrevem para o Sisu

postado em 07/01/2013 12:37
Os balanços preliminares divulgados pelo Ministério da Educação (Mec) contabilizaram que, até as 12h desta segunda (7/1), 310 mil estudantes se inscreveram para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Considerando que o candidato pode fazer até duas opções de curso, o sistema já registrou 590 mil cadastros no processo que vai selecionar 129.279 em 3.751 cursos na primeira edição de 2013.

Erro técnico
Alguns candidatos que acessaram o site à meia-noite relataram uma falha técnica no sistema que permitia o acesso a informações pessoais de todos os candidatos. O MEC informou que o problema foi corrigido assim que foi constatado, e o acesso aos dados pessoais de outros estudantes se restringiu aos sete primeiros minutos de funcionamento do sistema virtual de inscrições.

Até o momento, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) registrou o maior número de inscritos, com 43.372 estudantes cadastrados no sistema. Logo atrás, a Universidade Federal do Ceará (UFC) está com 30.823 inscritos, seguida da Universidade Federal Fluminense (UFF), com 19.861 inscritos.

[SAIBAMAIS]Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionarão estudantes por meio do Sisu. que é válido para candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2012) e obtiveram nota diferente de zero na redação.

Agenda do Sisu
As inscrições para o Sisu vão até 23h59 do dia 11 de janeiro de 2013. Durante o período de inscrição, o sistema estará aberto durante todo o dia, de forma ininterrupta. Será considerado o horário oficial de Brasília.

O candidato que se inscrever para o Sisu pode fazer até duas opções de curso.A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1;, 4 e 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições de ensino participantes do Sisu usam essa lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação