SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Wise Awards abre inscrições mundiais para projetos inovadores em educação

Iniciativas que fizeram a diferença em comunidades e que ajudaram a solucionar os atuais desafios da educação podem concorrer. Este ano a premiação será em Doha, no Catar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 08/02/2013 17:08

O World Innovation Summit for Education (Wise) abriu o período de inscrições para o Wise Awards 2013. Ao reconhecer projetos que tiveram impacto positivo na educação, a premiação reconhecida mundialmente destaca iniciativas inovadoras da área educativa. Os projetos finalistas e vencedores da competição apresentam soluções para problemas do mundo real e para desafios educacionais.

Os interessados para a competição deste ano devem enviar detalhes sobre os projetos por meio do site da premiação até às 23h59 de 31 de março. Além de demonstrar como o projeto tem contribuído, por meio da educação, para a comunidade ou sociedade em que está inserida. Uma lista com 12 finalistas será divulgada em junho e, em seguida, um júri de especialistas internacionais em educação escolherão os seis projetos vencedores. Em setembro, esses projetos serão apresentados no Wise Summit 2013, que ocorrerá entre 29 e 31 de outubro, em Doha, no Catar.

Exemplo de mudança
Desde o lançamento da iniciativa, em 2009, a premiação já recebeu mais de 1,6 mil inscrições de projetos de 128 países, o que resultou em 122 finalistas e 24 projetos vencedores. Esses projetos vieram de países como Brasil, Chile, Colômbia, Gana, Índia, Marrocos, Nigéria, Paquistão, África do Sul, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos.

Além de projetos realizados em escolas, inscrições anteriores da premiação também incluiram iniciativas de setores vocacional, corporativo e agrícola. Exemplo disso foi o projeto nigeriano vencedor do prêmio em 2010: o The Smallholder Farmers Rural Radio (Rádio Rural de Pequenos Agricultores) transmite programas de rádio sobre cultivo de culturas agrícolas, criação de gado e gerenciamento de solo 10 horas por dia em idioma local, alcançando e educando pequenos agricultores. Além dessa iniciativa, a Cristo Rey Network, organização com sede nos EUA e uma das vencedoras de 2012, promove iniciativas de experiência no mercado de trabalho em empresas locais que incluem tanto treinamento prático quanto bolsas de estudos a alunos de famílias carentes.

Premiação
Cada um dos seis projetos vencedores da premiação receberá US$ 20 mil (cerca de R$ 40 mil), além de se beneficiar da visibilidade global oferecida pela iniciativa, com mais de 9 mil especialistas e profissionais da área educacional de 152 países. Com isso, as equipes vencedoras e os finalistas terão a oportunidade de promover as conquistas e formar novas parcerias que poderão resultar na ampliação e replicação dos projetos.

Para a Sua Alteza a xeique Moza bint Nasser, presidente do Wise, o prêmio busca não apenas homenagear projetos inovadores da área de educação, mas também criar uma caixa de ferramentas de melhores práticas educacionais. “Graças à plataforma global e diversificada do Wise, conseguimos divulgar esses projetos em comunidades de todo o mundo para serem replicados. Neste ano, estamos trabalhando para impulsionar cada vez mais inscrições. Sabemos que há muitos projetos fascinantes em andamento e queremos reconhecer e compartilhar esse trabalho”, destaca.

Para mais informações sobre o Wise Awards, visite o site ou o blog.
Tags:

publicidade

publicidade