Trabalho e Formacao

Aluno de escola pública alcança o 1º lugar no curso de letras do PAS

postado em 25/02/2013 19:39
Murilo, 16 anos, vai seguir a carreira da mãe. O jovem sonha em ser professor universitárioO fascínio pelas obras de escritores modernistas como Oswald de Andrade e Mário de Andrade aproximou ainda mais o jovem Murilo da Silva Barros, 16 anos, da profissão que escolheu para seguir. Ele foi aprovado em primeiro lugar no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) para o curso de letras. ;Depois que eu li as obras desses escritores tive certeza do que eu queria fazer;, conta.

Apesar de sempre ter estudado em escolas públicas, ele resolveu concorrer pelo sistema universal, e não pelo sistema de cotas, implementado recentemente na universidade por determinação de lei federal sancionada pela presidente Dilma Rousseff no ano passado. ;Fiquei surpreso, porque escolhi o sistema universal e, então, concorri com os alunos de escolas particulares;, diz.

Murilo terminou o ensino médio no Elefante Branco. Como pulou a 1; série do ensino fundamental, terminou a etapa da educação básica cedo e parte para o ensino superior antes dos 18 anos. Para ter certeza de que não estava fazendo uma escolha precipitada, ele conferiu o currículo do curso já no 1; ano do ensino médio e confirmou a opção. ;Meu sonho é ser professor universitário.;

A escolha pegou de surpresa a mãe dele, a professora Ana Cleide da Silva Moura, 48 anos. ;Eu sempre falava que não queria que meus filhos fossem professores, porque eu também sou docente, e nós sofremos muito. Queria que ele ganhasse melhor. Os professores estudam muito, ganham pouco e o país não os valoriza;, relata. Por isso, o jovem só revelou a opção do curso à mãe depois que foi aprovado. Após o susto, Ana Cleide está conformada e orgulhosa do bom desempenho do filho na prova. ;É uma vocação, a gente não pode mudar.;

Rotina de estudos
Ana Cleide conta que Murilo começou a ler sozinho, antes de entrar na escola. ;Aos cinco anos ele já lia a Bíblia;, relembra. Para ela, o filho teve essa facilidade porque era muito curioso. Ele sempre observava os exercícios de alfabetização que Ana Cleide passava aos alunos dela e trazia para corrigir em casa. As características do jovem também contribuíram. Ela explica que Murilo sempre gostou de estudar e sabe como se organizar para memorizar melhor o conteúdo.

A rotina de estudos de Murilo para o PAS não teve mistério. Depois que saia da aula, ele aproveitava o tempo de espera até o início do curso que fazia no Centro Interescolar de Línguas e relembrava o conteúdo de algumas matérias. A principal tática era resolver exercícios e responder às questões de provas antigas da avaliação.

Agora, o jovem se prepara para pisar pela primeira vez na UnB. Ao lado da mãe, ele vai ao câmpus Darcy Ribeiro na sexta-feira para fazer o registro. Depois, será a hora de se preparar para o início das aulas, em 1; de abril.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação