Trabalho e Formacao

Enem recebeu cerca de 300 mil inscrições nas três primeiras horas

postado em 13/05/2013 17:16
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Claúdio Costa, informou que o edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu cerca de 300 mil inscrições nas três primeiras horas. "O sistema está funcionando sem problemas e os candidatos podem fazer a inscrição com tranquilidade", afirmou Costa em entrevista à rede de comunicadores do Ministério da Educação. O balanço oficial do primeiro dia será divulgado no fim da tarde. A previsão é de que sejam feitas 6,1 milhões de inscrições até o fim do prazo.

As inscrições começaram às 10h desta segunda-feira (13/5) e vão até 27 de maio. Os candidatos podem se inscrever pelo site . As provas serão aplicadas em 26 e 27 de outubro. Para fazer a inscrição é preciso informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. A taxa é de R$ 35 e pode ser paga até 29 de maio.

Podem fazer a prova estudantes que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, e também aqueles que querem apenas treinar. O resultado é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior e também é requisito para participação nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

[SAIBAMAIS]Estudantes que concluírem o ensino médio em escolas públicas no ano de 2013 e participantes com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo estão isentos da taxa de inscrição. Aqueles que solicitarem a isenção deverão ter os documentos que comprovem a renda.

O exame tem uma redação e quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os candidatos farão provas de ciências humanas e da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas aplicadas serão de linguagens e códigos, matemática e redação, com duração de cinco horas e 30 minutos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação