SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Enem recebe 800 mil inscrições em 24 horas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 14/05/2013 10:17 / atualizado em 14/05/2013 11:36

A edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contabiliza, após 24 horas, cerca de 800 mil inscrições, segundo balanço feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O prazo para inscrições - que começou na segunda-feira (13/5), às 10 horas, e termina às 23h59 de 27 de maio - não deve ser prorrogado.  

Os candidatos precisam desembolsar, até 29 de maio, R$ 35 para fazer a inscrição. Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
 
A previsão é de que sejam feitas 6,1 milhões de inscrições até o fim do prazo. Os candidatos podem se inscrever pelo site. As provas serão aplicadas em 26 e 27 de outubro. Para fazer a inscrição é preciso informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade.

Podem fazer a prova estudantes que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, e também aqueles que querem apenas treinar. O resultado é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior e também é requisito para participação nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
 
Estudantes que concluírem o ensino médio em escolas públicas no ano de 2013 e participantes com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo estão isentos da taxa de inscrição. Aqueles que solicitarem a isenção deverão ter os documentos que comprovem a renda.

O exame tem uma redação e quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os candidatos farão provas de ciências humanas e da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas aplicadas serão de linguagens e códigos, matemática e redação, com duração de cinco horas e 30 minutos.
Tags:

publicidade

publicidade