SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Inscrições no Enem ultrapassam expectativa e chegam a mais de 6 milhões

O exame aplicado no ano passado registrou 5,7 milhões de inscritos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 27/05/2013 12:08 / atualizado em 27/05/2013 12:20

Mariana Niederauer

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou mais um balanço das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até as 10h38 desta segunda-feira (27/5), último dia de inscrições, o site do exame registrou 6.342.250 candidatos cadastrados. O órgão informou que o prazo final não será prorrogado e que os estudantes terão até as 23h59 de hoje para fazerem o registro pela internet.

As inscrições já ultrapassaram a estimativa inicial do Ministério da Educação, que era a de registrar 6 milhões de candidatos. O Enem de 2012 teve 5,7 milhões de inscritos e 4,1 milhões de pessoas fizeram a prova.

Nesta madrugada, o site do Enem apresentou uma falha temporária. Os candidatos que tentaram se inscrever encontraram na página a informação de que as inscrições haviam se encerrado.

As inscrições para exame começaram às 10h de 13 de maio. Os candidatos podem se inscrever pelo site sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem. As provas serão aplicadas em 26 e 27 de outubro. Para fazer a inscrição é preciso informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. A taxa é de R$ 35 e pode ser paga até 29 de maio.

Podem fazer a prova estudantes que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, e também aqueles que querem apenas treinar. O resultado é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior e também é requisito para participação nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Estudantes que concluírem o ensino médio em escolas públicas no ano de 2013 e participantes com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo estão isentos da taxa de inscrição. Aqueles que solicitarem a isenção deverão ter os documentos que comprovem a renda.

O participante que precisar de atendimento diferenciado ou específico deverá informar a necessidade no ato da inscrição. O atendimento diferenciado é prestado a pessoas com deficiência visual, auditiva, física e mental, dislexia, déficit de atenção, autismo ou outra necessidade especial. O atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e aos sabatistas que, por motivo religioso, não podem ter atividades aos sábados, durante o dia.

Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazer a prova para obter o diploma de conclusão dessa etapa do ensino. Eles devem pedir, na inscrição, que o resultado do exame seja usado para a certificação. Também devem indicar uma das instituições certificadoras que constam no edital do exame.

publicidade

publicidade