SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Enem encerra inscrições com recorde de 7,8 milhões de candidatos

Site chegou a registrar 3 mil inscrições por minuto no último dia. Foram detectados dois ataques de hackers

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 28/05/2013 10:03 / atualizado em 28/05/2013 14:45

Gustavo Aguiar

Com número recorde de participação, o Ministério da Educação (MEC) encerrou ontem, às 23h59, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo a pasta, o número de inscritos atingiu 7.834.024. O ministro da educação, Aloízio Mercadante, deve anunciar na tarde desta terça-feira (28) o balanço final desta edição em uma coletiva de imprensa.

A taxa de inscrição, de R$ 35, deve ser paga até amanhã (29). Estão isentos de pagamento os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Pela manhã de ontem já estava superado o número de inscritos confirmados em 2012, que eram 5.971.290 candidatos. Este foi o número de pessoas aptas a fazer as provas, após o encerramento do prazo para pagamento. O total geral de inscritos de 2012, que foi de 6.495.000 candidatos, foi superado à tarde.

Falha no sistema

Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o site do Enem chegou a registrar 3 mil inscrições por minuto e 120 mil por hora no último dia de inscrições. Mercadante informou ainda que o site sofreu dois ataques de hackers – um pequeno e um médio –, mas que isso não prejudicou o processo.  

As provas serão aplicadas em outubro, em 26 (sábado) e 27 (domingo), com início às 13h (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

Sobre o exame
Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

O desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.

Tags:

publicidade

publicidade