SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Inscrições para o Parlamento Jovem terminam dia 14 de junho

O programa permite que estudantes vivenciem, durante cinco dias, a atividade de um deputado federal

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 06/06/2013 18:16

Agência Câmara

Até o dia 14 de junho, alunos do ensino médio de todo o País, que tenham entre 16 e 22 anos, podem se inscrever no Parlamento Jovem Brasileiro. O programa é uma oportunidade para que os jovens possam conhecer e experimentar, durante cinco dias, o trabalho de um deputado federal. A edição de 10 anos do Parlamento Jovem será realizada entre 22 e 27 de setembro, e vai reunir 78 participantes representando todos os estados.

Para se inscrever, o estudante precisa elaborar um projeto de lei propondo mudanças para melhorar a realidade do País. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional e não somente no estado ou no município de origem. O interessado tem que estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio.

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo proporcionar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens. Os projetos de lei apresentados pelos participantes são discutidos e votados, de acordo com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. No total, 690 jovens já participaram da experiência. Desde 2011, além dos estudantes do 3º ano, os do 2º ano também podem participar, assim como os alunos que cursam o ensino técnico integrado ao ensino médio.

Neste ano, foi criado um canal de comunicação entre os estudantes de todo o Brasil e a Câmara dos Deputados: a fan page do Parlamento Jovem Brasileiro.
Tags:

publicidade

publicidade