SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Índice de aprovação na OAB é superior a 40% nos últimos três anos

Desde 2010 mais de 148 mil novos advogados obtiveram registros

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 06/09/2013 20:11

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta sexta-feira, 6, a porcentagem de aprovados na prova da OAB nos últimos três anos. Contrariando especulações sobre o alto nível de dificuldade existente no Exame da Ordem, os números publicados revelam que 41,5% dos candidatos que prestaram o teste entre 2010 e 2013  obtiveram os registros de advogado na Ordem.
 
Dos 316 mil bacharéis avaliados, 148 mil obtiveram êxito ao longo do período  pesquisado , uma média de 60 mil resultados positivos por ano. Segundo estimativas da Ordem, até 2023 o número de advogados no país duplicará - uma prova de que o teste não representa obstáculos para o exercício da função no Brasil. “O índice de aprovação, desconsiderada a repetência, é bem superior a qualquer teste ou concurso público, demonstrando que o Exame não possui rigor excessivo, mas apenas não permite que seja defensor do cidadão quem não  tem  o mínimo de conhecimento jurídico”, afirmou Marcus Vinicius, presidente nacional da OAB.
 
Aplicado três vezes ao ano, em datas fixas, desde 2010, o Exame da Ordem tem sido utilizado como instrumento de avaliação na qualidade dos cursos de direito em todo o país. Ainda para 2013 está previsto o marco regulatório das graduações jurídicas, que contará com inúmeras medidas direcionadas a melhoria da formação dos profissionais de direito no Brasil.
Tags:

publicidade

publicidade