SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Estudantes reclamam da demora para a publicação do edital do PAS

Cespe informa que a publicação está dentro do prazo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 17/09/2013 10:50 / atualizado em 17/09/2013 11:01

Breno Fortes/CB/DA Press
Ansiosos para saber sobre as datas de provas, estudantes do colégio Sigma que se preparam para o Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) cobram informações sobre a agenda do exame. O edital deste ano, com as datas de inscrição e das provas, ainda não foi publicado.

“Nos preparamos para a prova durante todo o ano e ficamos sem saber como nos organizar”, reclama Fernanda Carvalho Nunes, que estuda para a segunda etapa no colégio Sigma. Para o professor José de Sousa França Filho, um dos motivos para a cobrança dos estudantes se deve ao fato de tentarem conciliar a agenda da UnB com as provas para outras universidades.

Além de dar aulas de matemática no colégio Sigma, o professor José França é secretário de vestibular no colégio desde 1984. Ele esperava que o edital estivesse disponível até o início de agosto, como de costume. "Dou seis aulas pela manhã. Em todas, fui questionado sobre a data do PAS", comenta.

A assessoria do Cespe afirma que a publicação está dentro do prazo, entre agosto e setembro. Nos últimos dois anos, o edital saiu no meio de setembro. Até 2010, estava disponível entre maio e o início de agosto.

O professor Pavam, coordenador do curso prepatarório Sentido Único, considera que a divulgação do documento até um mês antes da prova é aceitável. “Ainda está dentro do planejamento. Tradicionalmente, a prova é na primeira semana de dezembro”, completa.

Yasmin Doudenent vai fazer a terceira etapa e vai prestar vestibular em outra universidade. Ela se queixa da insegurança na hora de ajustar as escolhas de curso: “Minha inscrição também fica prejudicada na escolha do curso”. O professor do Mackenzie Ênio César de Moraes Fontes concorda que o maior prejuízo é a ansiedade para quem se prepara para o exame. “Os alunos esperam muito do PAS”, diz.

Fontes explica que as instituições de ensino planejam as aulas prevendo um período para as provas. Mateus Mota Gomes vai fazer a primeira etapa este ano. Ele conta que deve ficar atento, mas está tranquilo: “Venho me preparando desde o começo do ano”.

publicidade

publicidade